Home Notícias BH População belo-horizontina é a que mais lê livros no país, afirma pesquisa

População belo-horizontina é a que mais lê livros no país, afirma pesquisa

Pesquisa Ibope divulgada neste ano avaliou a parcela dos brasileiros que leram algum livro nos últimos 30 dias – entre julho de 2011 e agosto de 2012. Belo Horizonte, ao lado de Porto Alegre, se destaca como a capital brasileira com o melhor índice apurado (41%), seguida por Brasília (37%).

No Brasil, 33% dos entrevistados declararam ter lido algum livro no período, sendo que 53% afirmaram ler com frequência e 47% disseram que só o fazem às vezes.

Dentre outros resultados, a pesquisa aponta que as mulheres são maioria no grupo de leitores do país (60%); a maior parte dos leitores pertence às classes AB (54%); as pessoas de 25 a 34 anos são as que mais leem (22%); e 25% dos leitores têm o ensino superior completo.

O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Ao todo, foram realizadas 20.736 entrevistas com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos. A representatividade é de 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos, ou 71 milhões de pessoas.

Em Minas Gerais, há 839 escolas públicas cadastradas em 801 municípios. A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte, conta com o maior acervo de Minas Gerais, com mais de 250 mil exemplares, entre livros jornais e revistas.

O prédio de 1954 projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, recebe cerca de 1.500 visitantes por dia. Em 2012, foram feitos mais de 107 mil empréstimos de obras no local.

Para fazer o cadastro, é preciso apresentar apenas a carteira de identidade e um comprovante de residência atual, além de pagar R$ 3,00. Toda a programação e mais informações estão no site: www.cultura.mg.gov.br/bibliotecas.

Com Agência Minas

Comentários

Carregar mais em BH