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Política rende quatro vezes mais assunto do que o BBB nas redes sociais

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Uma pesquisa encomendada pela BBC Brasil revela que, nas duas últimas semanas, falou-se quatro vezes mais de temas políticos do que do reality da Globo, que, apesar de estar perdendo relevância, está em sua 15º temporada e ainda é um dos programas mais populares da emissora.

O levantamento, feito pelo sistema de pesquisa e inteligência em redes sociais Airstrip, abrangeu mais de 2 milhões de citações online.

O trabalho mostra também que o termo impeachment – que tem dividido manifestantes online e nas ruas –, ainda é menos popular nas redes que o termo BBB15. A palavra teve um terço do número de menções feitas ao programa.

Segundo um dos diretores da Airstrip, Rafael Arrigoni, o peso do BBB ainda é grande nas redes sociais, mas o ativismo político, além de sempre ter força no mundo online, vem ganhando mais espaço desde os protestos de 2013.

O momento atual, diz ele, é comparável à mobilização que ocorreu na eleição do ano passado, a mais disputada da história.

“A discussão política ocorre cada vez mais nas redes sociais. É semelhante à mesa do bar, onde sempre surge esse tipo de discussão, mas com um poder de amplificação muito maior. A penetração das redes democratiza o espaço para conversas”, disse Arrigoni.

Foram monitoradas todas as menções aos termos BBB (incluindo Big Brother), Dilma, impeachment, protestos e Lava Jato entre o dia 26 de fevereiro e 12 de março. Juntos, eles foram citados mais de 2 milhões de vezes no Facebook, Twitter e Instagram.

Mais da metade das referências foi à presidente Dilma Rousseff. As menções à petista começaram a se intensificar nas sexta-feira, dia 6, com a revelação da lista dos políticos que seriam investigados por suspeita de corrupção no âmbito da operação Lava Jato.

Elas atingiram seu auge na segunda-feira, dia 9, um dia após o panelaço que ocorreu durante pronunciamento de Dilma pelo Dia da Mulher.

Não é possível, no entanto, dizer se os posts que mencionam a presidente sejam majoritariamente de apoio ou contrários. A análise mostra que quem mencionou Dilma nas redes sociais associou seu nome, na maior parte dos dias, à Petrobras.

Na esteira do panelaço, houve uma guerra de hashtags: além de “pronunciamento”, os posts que citavam a presidente falavam também em #vaiadilma e #dilmadamulher – usadas, respectivamente, contra e a favor da presidente.

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