Inversão de Papéis: Estudante entrevista repórter da Globo e não obtém resposta esperada

Estão bombando na internet alguns vídeos nos quais, durante uma ocupação realizada por estudantes secundaristas de escolas públicas em São Paulo (SP), alguns alunos invertem os papéis e resolvem entrevistar os jornalistas que cobriam a manifestação. O vídeo chama a atenção pela desenvoltura do jovem repórter.

O responsável pelas entrevistas foi o estudante Lucas Penteado Kóka. Sua intenção era descobrir se os representantes das grandes mídias só estavam ali porque haviam recebido ordens, ou se tinham consciência sobre o ato que estava sendo feito.

Uma de suas conversas ganhou destaque na web. A entrevistada foi uma repórter da Rede Globo. Ao ser questionada sobre sua conscientização sobre o ato que estava ocorrendo, a jornalista respondeu que não poderia emitir alguma opinião “Desculpa, mas o mais importante da reportagem é que o jornalista não dê a opinião, para mostrar sempre de forma “isenta”, disse.

O estudante persistiu em sua pergunta, querendo saber se ela estava ali ciente do que os alunos reivindicavam, mas a resposta que obteve foi “não posso falar”. O vídeo teve grande repercussão, chegando a ser compartilhado pelo ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro. “O rapaz deu um show de jornalismo!”, elogiou.


Os estudantes também entrevistaram um funcionário da Rede Bandeirantes, que, por sua vez, ao ser questionado sobre sua conscientização sobre o ato realizado, foi incisivo: “Isso aqui é pouco! A “roubalheira” do RodoAnel é tanto dinheiro que não tem onde gastar (…) O roubo não é só na merenda, é em tudo”.

As ocupações dos estudantes foram feitas em protesto contra a “Máfia da Merenda”, cuja instalação da CPI não havia recebido a devida atenção até o momento. O vídeo foi gravado durante a invasão da Polícia Militar na ocupação feita no Centro Paula Souza, no início de maio.

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!