Facebook censura e exclui foto de modelo plus size e sofre críticas

A modelo plus-size Tess Holliday foi escolhida como garota propaganda da mesa redonda sobre “feminismo e gordura”, organizada pelo grupo australiano Cherchez La Femme.

Mas eis que a foto acima, escolhida como poster da reunião, marcada pro dia 7 de junho, foi banida pelo Facebook, pois mostrava o corpo de uma forma “indesejável”. Não precisa nem dizer que a rede social foi alvo de muitas críticas.

“Estamos bem irritadas”, disse porta-voz do grupo ao”Telegraph”, em matéria postada nesta segunda-feira, 23. “Facebook ignorou o fato que o evento é sobre aceitar diferentes tipos de corpo. Em vez disso, concluíram que o nosso objetivo era fazer mulheres se sentirem mal com uma foto de uma incrível modelo plus size.”

Resposta do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

O motivo que o Facebook baniu a imagem, segundo carta escrita ao grupo, é porque a foto não foi aprovada pelo “Health and Fitness Policy” (política de saúde e bem-estar) da rede social.

“Anúncios não podem retratar o corpo de uma mulher como perfeito ou extremamente indesejável”, diz o comunicado. “Esse tipo de foto deixa as pessoas se sentindo mal. Em vez disso, recomendamos que você poste uma imagem relevante ao tema, como alguém correndo ou andando de bicicleta”.

“A única coisa que eu li diversas vezes foi a palavra ‘indesejável’, o que pra mim não parece nada relacionado a saúde”, disse seguidor do grupo. “Indesejável pra quem exatamente?”, perguntou outra internauta. “Mark Zuckerberg, essa reposta é legítima?”, disparou seguidora.

Tess Holliday, por sua vez, não ficou contente com o recado. “Só porque somos plus size não significa que temos que provar que somos saudáveis, do mesmo jeito que uma mulher com o biotipo menor do que o nosso, ou tamanho padrão, não é obrigada. Devíamos poder apenas existir em nossos corpos”, disse nas redes sociais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!