Skatista herói enaltece visão sobre o esporte: “Skate não é coisa de vagabundo”

O skatista herói que fez sucesso na web após recuperar os pertences de uma mulher furtada na Praça da Estação, em BH, disse em entrevista à Bhaz que a melhor parte da fama repentina é combater a visão deturpada da atividade, já que nem sempre os praticantes do esporte sobre rodinhas são vistos de forma positiva pela sociedade. Muitos os consideram vagabundos.

Ademar Luquinhas, de 25 anos, é morador do Rio de Janeiro (RJ) e estava de passagem pela capital mineira para divulgação de um evento promovido pela sua crew de skate “Ademafia”.

O skatista profissional costuma viajar pelo Brasil para filmar as cenas de skate e divulgar em seu canal no YouTube, que já conta com mais de 900 mil inscritos. “Sou nascido e criado em uma comunidade carente do Rio. Hoje, por causa do skate, viajo o Brasil todo. Já fui até à Europa”, afirma o jovem.

O skatista conta que a repercussão do vídeo gravado em Belo Horizonte o pegou de surpresa “Não estava esperando chegar ao nível que chegou. Muita gente compartilhando. Fico feliz de estar somando positivamente pra imagem do skate”.

Entretanto, o rapaz afirma que nem sempre é assim, comumente a visão que as pessoas têm dos skatistas é de que eles são marginais. “Não é só vagabundo que pratica, a maioria é de bem. Quando a gente tá na rua, a gente soma pra cidade, e muita gente vê o skate como problema”. “Além de um estilo de vida, ele contribui para a transformação social”, conclui Luquinhas.

A história do resgate da bolsa aconteceu no início de maio, mas só repercutiu na primeira semana de junho. Ele conta que, quando percebeu o furto, estava em um grupo de cerca de 50 skatistas. Ele e mais aproximadamente cinco foram atrás do ladrão. “Fui na frente e quando estava chegando perto, vi que o cara estava desarmado e tentei pará-lo”.

O vídeo chama a atenção pelo fato de ser o próprio skatista o responsável por filmar a ação de captura do ladrão. Ademar conta que costuma gravar seus vídeos com uma T4i, câmera relativamente grande para carregar no skate. “Estou acostumado a filmar com uma mão só. No final, pensei em deixar no chão, mas fiquei com medo do carro passar por cima”.

Os amigos de Ademar que contribuem para a captura são de um coletivo de skate de Belo Horizonte, a G7 Crew. “O skate é uma família grande, independente de o cara ter uma crew ou não, ele é recebido em qualquer lugar no mundo que ele vá”. Afirma o skatista, que pretende promover uma grande festa em BH.

A festa, intitulada “Baile do Ademar”, já chegou a reunir cerca de 10 mil pessoas no Rio de Janeiro. Em BH, ela acontecerá no dia 10 de junho, na Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim. Os interessados podem encontrar mais informações no evento no Facebook.

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!