Home Notícias BH Desempregados podem ter direito a transporte gratuito em Belo Horizonte

Desempregados podem ter direito a transporte gratuito em Belo Horizonte

Os desempregados podem ter direito a transporte público gratuito em breve na capital mineira. Ao menos é o que pretende um projeto que tramita atualmente na Câmara dos Vereadores de BH cujo objetivo é liberar a locomoção de quem está sem emprego por até três meses.

Batizada de Bilhete Único Especial do Trabalhador Desempregado, a medida contemplaria a pessoa que tenha terminado de receber a assistência financeira do Programa do Seguro Desemprego.

“Tal iniciativa minimiza os danos causados aos trabalhadores quando perdem o emprego e ficam sem condições de arcar com os custos de locomoção para irem às entrevistas e para entregas de currículos visando sua reinserção no mercado de trabalho”, afirma o autor do projeto, o vereador Wellington Magalhães (PTN), presidente da Casa.

Em caso de admissão em um novo emprego ou uso indevido do bilhete por terceiro, a gratuidade seria cancelada. A fiscalização e regulamentação ficaria por conta da BHTrans. Já a forma como essas passagens seriam pagas pelo poder público, será um desafio para a Prefeitura de Belo Horizonte, caso o texto seja aprovado.

O projeto recebeu parecer favorável na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e ainda precisa passar pela análise do plenário da Câmara dos Vereadores. O autor da ideia, Wellington Magalhães, afirmou à Bhaz que uma audiência pública sobre o assunto deve ser realizada nos próximos dias.

Acompanhe o Bhaz também no Youtube assinando nosso canal.

Comentários

Carregar mais em BH