Jornalistas lançam campanha contra assédio sofrido na profissão; veja o vídeo e compartilhe

Reprodução/EBC

Em repúdio aos recorrentes assédios sofridos por mulheres jornalistas no exercício da profissão, um grupo de jornalistas resolveu lançar uma campanha para denunciar abusos dentro e fora das redações. A página “Jornalistas Contra o Assédio”, lançada no Facebook nesta terça-feira (21), já contabiliza mais de dez mil curtidas, e tem como um dos objetivos prestar solidariedade à repórter demitida do portal IG, que denunciou abuso sofrido durante entrevista.

A campanha #jornalistascontraoassédio tem como base um vídeo de dois minutos publicado no Youtube nessa segunda-feira (20). Trata-se de relatos feitos por diversas jornalistas brasileiras que declararam ter sido vítimas de abusos cometidos por fontes ou entrevistados.

“Você é mulher, não tem medo de fazer este tipo de reportagem?”, relata uma jornalista ter sido questionada pelo entrevistado. “Se eu soubesse que você era bonita assim, teria de dado uma exclusiva”, conta outra profissional.

Veja e compartilhe o vídeo, usando a #jornalistascontraoassédio:

 

Caso Mc Biel

Em manifesto publicado na página da campanha no Facebook, as jornalistas contra o assédio condenam a demissão, no último dia 17 de junho, de uma repórter de 21 anos, que denunciou o cantor Mc Biel por cometer abuso ao conceder entrevista ao portal IG. “O caso rendeu reportagens dentro e fora da empresa, que se comprometeu a dar assistência à jovem, mas a decisão de demiti-la surpreendeu a própria redação”, diz um trecho da publicação.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!