Bebê perde a mãe após o parto e internautas se mobilizam para doação de leite materno

Reprodução

Uma campanha em favor da doação de leite materno para uma recém-nascida tem mobilizado centenas de internautas em Belo Horizonte. Apesar da pequena Marta ter perdido a mãe logo após seu nascimento, muitas pessoas estão se empenhando para alimentá-la.

O falecimento da mãe, Raquel Schembri, foi causada por uma rara complicação pós-parto chamada Síndrome de Hellp. Desde então, família e amigos se mobilizaram para a arrecadação de leite materno para a recém-nascida, que encontra-se internada no hospital Sofia Feldman, na região Norte de Belo Horizonte.

A doula Kalu Brum também publicou o pedido de ajuda em seu perfil. “Acompanhei o parto da Raquel Schembri que teve uma grave complicação pós parto chamada Síndrome de Hellp. Foi brilhar em outras partes deste Universo. Deixou a pequena Marta que também precisou de assistência e a partir de amanhã estará recebendo doações de leite materno”, escreveu.

Doação

Mulheres que têm interesse em contribuir com a doação de leite precisam realizar um cadastro prévio. As mães aptas para a doação poderão fazer as coletas na própria casa. Elas receberão um kit com vidro, toca e máscara para auxiliar no processo. Além de orientação para a ordenha e tempo de validade do leite.

O recolhimento fica por conta de uma motoqueira do hospital que vai até a doadora. Após a retirada, o leite é encaminhado para a pasteurização no hospital Odete Valadares. Após o processo, o leite é dividido entre os dois hospitais. Segundo Djenine, funcionária do Sofia Feldman, tudo funciona como uma parceria.

Durante o cadastro é necessário informar o uso de bebidas alcoólicas, cigarro e alguns medicamentos. Mães que já tiveram hepatite ou receberam transfusão sanguínea há menos de 5 anos, infelizmente não poderão fazer a doação.

O horário para doação é de 7h às 17:40hs, em qualquer dia da semana. Não é preciso agendar horário. Para realizar o cadastro em casa, as mães podem entrar em contato pelo telefone 3408-2256.

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!