Home Notícias BH Belo Horizonte recebe equipamento para contagem automática de biclicletas

Belo Horizonte recebe equipamento para contagem automática de biclicletas

A capital mineira recebeu, na última sexta-feira (1º), um equipamento tecnológico que calcula através de leitores magnéticos o número de bicicletas que transitam pelas ruas de Belo Horizonte. A ideia surgiu a partir da parceria entre a BHTrans, Prefeitura, o projeto GT Pedala BH, e o Banco Itaú. O aparelho foi instalado na esquina das avenidas Bernardo Monteiro e Afonso Pena, no bairro Funcionários, região Centro-Sul.

O equipamento tem a função de armazenar as informações sobre a quantidade e os formatos das bicicletas que passarem pelo local. Além disso, o painel exibe a quantidade diária, mensal e anual de bicicletas. A prefeitura tem como objetivo utilizar essas informações para traçar o perfil do ciclista belo-horizontino para a criação de estratégias direcionadas a esse público.

Essa tecnologia já funciona em outros países, e já se tornou uma tendência mundial. A capital mineira é a segunda cidade no país, junto com São Paulo, a adotar esse dispositivo contador, e a quarta na América Latina.

Como funciona

O contador detecta diferentes tamanhos e formatos de biciletas. A contagem é realizada em tempo real, isto é, o número é atualizado constantemente a medida que as bikes transitam no local. A detecção é realizada por leitores magnéticos posicionados no solo, onde está pintada a ciclovia, que analisam com precisão a massa eletromagnética das bicicletas.

No painel do totem mostra a quantidade de ciclistas que já passaram pela avenida. Além disso, a cidade irá receber mais de 400 paraciclos, que já começaram a ser instalados. Atualmente, a capital conta com 279 paraciclos e a previsão é que os demais sejam implantados até novembro deste ano.

 

 

 

Acompanhe o Bhaz também no Youtube assinando nosso canal.

Comentários

Carregar mais em BH