Aplicativos de táxi oferecem descontos em BH para bater de frente com o Uber

Reprodução/Coopertaxi

Aplicativos de táxis que operam em Belo Horizonte começaram a oferecer descontos em corridas, no início desta semana, na tentativa de atrair mais clientes e bater de frente com o Uber.

Pelo menos três grupos disponíveis na capital, 99Taxis, Coopertáxi e Easy Taxi, estão anunciando promoções com diminuição de até 30% nos valores cobrados pelas viagens na cidade.

Quem ganha com os preços mais baixos, certamente, é a população. No entanto, o Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir-MG) alerta que nem todos os taxistas participam das ações, já que é a BHTrans a responsável por definir os valores praticados pela categoria.

taxis

Montagem Bhaz

Para um dos diretores do Sincavir-MG, José Jorge de Abreu Gomes, os descontos são uma forma válida de atrair mais clientela. Apesar disso, ele lembra que os valores normalmente cobrados pelos taxistas belo-horizontinos são baseados em estudos que visam equilibrar a qualidade de vida dos motoristas e o custo-benefício para os usuários. “Essas promoções ocorrem por meio dos aplicativos e nem todos os taxistas participam, varia de cada um o interesse em aderir”, disse ao Bhaz nesta sexta-feira (26).

“A BHTrans não permite que os motoristas façam variações nos valores cobrados. Existe uma planilha que define os custos, já que é preciso manter o padrão dos carros e dos próprios condutores”, afirmou.

“Não adianta o taxista baixar o preço e ter que pagar para trabalhar. A gente se preocupa com a qualidade do serviço prestado e com o bem estar de quem o utiliza”, explica. “Também não podemos esquecer que os condutores têm necessidades, família e precisam de sustento”, completou.

O diretor do Sincavir-MG garante que uma reunião será marcada com a BHTrans para que a possibilidade de diminuição das tarifas praticadas pelos taxistas seja discutida. O encontro, no entanto, ainda não tem data para ocorrer. Enquanto isso, resta à população aproveitar as promoções.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!