Guia Avançado Completo para se tornar um Mestre Pokémon

Montagem/Illan Carvalho/Bhaz

Por Illan Carvalho

Você viu a febre do Pokémon Go, se empolgou, instalou o jogo e aprendeu a jogar. Um mundo de possibilidades, mas o jogo não vem com manual… E agora? Desde o lançamento do novo produto da franquia, já se sabia que o game tem um sistema complexo e está lotado de segredos que a desenvolvedora do jogo – Niantic – não divulgou.

Apesar de tanto mistério, isso parece só ter aumentado o apelo do jogo, já que felizmente há fãs se empenhando diariamente para desvendar o código do aplicativo em busca de descobertas. A fim de facilitar sua jornada, o Bhaz selecionou tudo que você precisa saber para se tornar um verdadeiro Mestre Pokémon.

Este guia está dividido em Treinando, Capturando, Evoluindo, Chocando e Batalhando. O texto traz dicas e macetes para quem já joga ou ainda está começando e quer se aprimorar, além de trazer várias informações e tabelas para consulta. Então, vamos lá:

Treinando

Você já deve ter percebido que para aumentar o nível de treinador é preciso de bastante chão. Literalmente. A única maneira de evoluir no jogo é capturando, evoluindo e chocando ovos o máximo que puder. E como se faz isso? Andando pra caramba.

Capture todos pokémon (sim, o plural é assim mesmo) que encontrar. Sério, TODOS. Você vai precisar de todos Pontos De Experiência (XP) que conseguir para evoluir seu treinador, e todo Stardust e Candy que achar para aumentar o poder dos monstrinhos.

Tabela de Experiência:

Captura com “Nice”10 XP
Captura com “Great”50 XP
Captura com “Excellent”100 XP
Captura com Curveball10 XP
Chocar ovo 2km200 XP
Chocar ovo 5km500 XP
Chocar ovo 10km1,000 XP
Evoluir um pokémon500 XP
Descobrir um novo pokémon500 XP
Visitar uma pokestop50 XP
Treinar ou Batalhar em ginásioVariável

Use itens sabiamente

Lucky eggs, Incensos e Lure Modules não aparecem em pokestop e só podem ser adquiridos avançando de nível de treinador ou desembolsando pokécoins. Isso significa que esses itens têm de ser usados com muita sabedoria. São eles:

Lucky Egg

O ovinho da sorte dá ao treinador o dobro de XP por um período de 30 minutos. Conferindo rapidamente a tabela acima dá pra deduzir que a melhor maneira de otimizar seu uso é gastar sua meia hora toda evoluindo seus pokémon (1.000XP por evolução). Nesse período dá pra realizar aproximadamente 60 evoluções. Detalhes sobre evoluções e como evoluir eficientemente na seção Evoluindo deste guia.

Incenso

O Incenso atrai vários pokémon para o treinador e só funciona para quem usa o item. Sabe-se que, com o jogador em movimento, aproximadamente um pokémon aparece a cada minuto, enquanto, se o player estiver parado, de 5 em 5 minutos. Vai caçar perfumado? Dê um role.

Lure Module

Esse item funciona de forma semelhante ao incenso, mas afeta todos os treinadores na área. Ao contrário do Incenso, o Lure precisa ser acoplado em um pokestop e atrairá pokémon à sua volta. Vai caçar com Lure? Senta e espera.

Use e abuse dos points de caça na sua cidade: muitos pokestops estão com Lure quase o dia inteiro. Cheque as principais praças de sua cidade e onde há maior concentração de treinadores. Exemplo: Praça da Liberdade para quem mora em Belo Horizonte.

Uma forma boa de usar esse item é colocá-lo em um pokestop que fica em uma área ainda não explorada. Assim você pode capturar vários pokémon inéditos que garantirão mais XP – além de completar sua Pokédex se seu objetivo no jogo é colecioná-los.

Nível Itens
510 Potions, 1 Incense, 10 Revives
 8 15 Pokéballs, 10 Potions, 5 Revives, 10 Razz Berries, 1 Lure Module
1015 Pokéballs, 10 Super Potions, 10 Revives, 10 Razz Berries, 1 Incense, 1 Lucky Egg, 1 Egg Incubator, 1 Lure Module
 1220 Great Balls, 10 Super Potions, 3 Revives, 3 Razz Berries
 1515 Great Balls, 20 Hyper Potions, 10 Revives, 10 Razz Berries, 1 Incense, 1 Lucky Egg, 1 Egg Incubator, 1 Lure Module
 2020 Ultra Balls, 20 Hyper Potions, 20 Revives, 20 Razz Berry, 2 Incense, 2 Lucky Eggs, 2 Egg Incubators, 2 Lure Modules
 2525 Ultra Balls, 20 Max Potions, 15 Revives, 15 Razz Berries, 1 Incense, 1 Lucky Egg, 1 Egg Incubator, 1 Lure Module
 3030 Ultra Balls, 20 Max Potions, 20 Max Revives, 20 Razz Berries, 3 Incense, 3 Lucky Eggs, 3 Egg Incubators, 3 Lure Modules
 3530 Ultra Bells, 20 Max Potions, 20 Max Revives, 20 Razz Berries, 2 Incense, 1 Lucky Egg, 1 Lure Module
 4040 Ultra Balls, 40 Max Potions, 40 Max Revives, 40 Razz Berries, 4 Incense, 4 Lucky Eggs, 4 Egg Incubators, 4 Lure Modules

Treine em grupos

Tem pokémon pra todo mundo, não é mesmo? Por que não aproveitar para unir suas forças com outros jogadores? Dessa forma, é possível dividir Lure, compartilhar localizações de pokémon e tomar ginásios estrategicamente – ou aumentar o prestígio, se for um ginásio do seu time.

Ah, e especula-se que a próxima grande atualização permitirá a troca de pokémon entre treinadores. Nada melhor que ter uns treinadores fortes como aliados quando essa atualização chegar. Você já saiu de casa, socialize ( :

Se prepare

Você não sabe o quanto é importante um carregador portátil até se deparar com um Dragonite e 5% de bateria no celular. Você também não sabe o quanto é importante um calçado confortável até andar vários quilômetros e chegar em casa com os pés cheios de bolhas. Você realmente não sabe o quanto é importante se hidratar… quer dizer, isso você já devia saber. Se hidrate. Enfim, acho que deu pra entender o quanto é importante se preparar para suas jornadas.

Capturando

Temos que pegar!

Já disse que tem que pegar todos? Tem que pegar todos. Você pode carregar consigo até 250 pokémon. Parece muito, mas não é. Agilize sua aventura transferindo para o professor Willow todos pokémon mais fracos e comuns e com Poder de Combate (CP) mais baixo. Nessa lista tem todas as espécies – para classificá-los por poder selecione “best combined stats”

Lembre-se que muitos pokémon fracos evoluem para pokémon bem fortes, como é o caso do Growlithe que evolui para Arcanine. Então analise com cuidado esses pokémon, eles podem ter um CP alto ou um IV invejável.

Para transferir um pokémon, basta abrir a tela dele e selecionar Transfer. Cada pokémon transferido te dará um candy daquele monstro, recurso usado para evolução de pokémon e Power Up (avançar o nível do bixinho).

Realidade Aumentada (AR)

Uma das grandes inovações do Pokémon Go é o uso da realidade aumentada, que nos permite ver o monstrinho interagindo com a vida real. É um recurso lindo… Que não serve pra nada. Desligue esse recurso clicando em AR quando for capturar um pokémon, isso tornará mais fácil a captura e poupará sua valiosa bateria.

Priorize espaço para pokebolas

Se 250 pokémon parece muito mas não é, o que dizer da capacidade da mochila (Bag) de conter 350 itens no máximo? Ridiculamente pequena. Não se apegue a poções (Potions), principalmente se seu nível ainda for baixo e você não costuma disputar ginásios. O mesmo pode ser dito de Revive. Pokebola é fundamental, não se preocupe em descartar esses itens para encher a mochila de pokebola. Você não sabe o quanto é importante ter pokebolas de sobra até encontrar um Dragonite… você entendeu.

Explore diferentes áreas

Pokémon diferentes aparecem em lugares diferentes. Logo, se você treinar apenas nos mesmos lugares, limitará seu acervo de monstros. Aventure-se em lugares diferentes, procure saber por outros treinadores onde costuma aparecer pokémon que você ainda não tem e vá à caça!
Importante: Não espere encontrar mais bixinhos em áreas rurais. Pokémon estão mais concentrados em áreas mais urbanas e populosas. Partiu centrão!

Vai viajar? Não seja mal acostumado

Se você mora numa capital ou cidade grande e tá acostumadão a ter pokestop a cada esquina, fique ligado quando for viajar. Não espere a mesma quantidade de pokestops em cidades e regiões diferentes, encha-se de pokebola antes de qualquer viagem.

Honra não vale pokebola

Não gaste um milhão de pokebolas tentando capturar esse Pidgeot nervosinho de CP baixo. Ele não vai te dar mais candy ou XP. Não vale mais do que um Pidgey tranquilão e certamente não vale tantas pokebolas desperdiçadas só porque ele está bicando suas investidas e rindo de sua dignidade como treinador. Let it Go.

Capture com estilo e precisão

A gente sabe que XP é vida, ou pelo menos nível. Assim, por que não se tornar um mestre em capturar pokémon com jogadas precisas acertando dentro daquele círculo que se move? Não precisa de afobamento, jogue com calma e garanta XPs extras com lançamentos Nice (+10XP), Great (+50XP) ou até Excellent (+100XP). Bolas curvas (Curve Ball) também dão um mimo de experiência e graciosidade.

Essas técnicas garantem mais XP e também ajudam a manter o Pokémon dentro da pokebola. E como não detestar um monstro “quebrador de pokebola”?

imagemprabhaz
Em momentos de solidão um radar faz falta

Usando radar

Enquanto a Niantic não disponibiliza um sistema de radar mais preciso, o que muitos (ok, quase todo mundo) estão fazendo é se apoiar em aplicativos de outras desenvolvedoras que apontam a localização e por quanto tempo os pokémon ficarão aparecendo (spawn) no local. Atenção! Trata-se de um recurso não oficial do jogo, por isso não nos responsabilizamos por possíveis banimentos de contas em decorrência do uso desses recursos.

Semana passada a Niantic baniu vários usuários que usavam sua conta oficial de Pokémon Go para entrar em aplicativos de radar. Existe um rumor entre jogadores que ocorrerá outra onda de banimento em breve. Taí de novo o alerta.

Dentre os aplicativos mais conhecidos e utilizados, estão o Pokemesh para Android e PokeAlert para IOS. Esses radares alertam sobre os pokémon por meio de uma varredura específica do próprio aplicativo.
Método diferente do usado pelo PokeRadar, que conta com contribuições dos próprios jogadores. Mas fique atento que o PokeRadar tem sido alvo de várias reclamações de jogadores que mentem e “trollam”, inventando e indicando spawn de pokémon onde não tem.

Caçando na raça

Outra alternativa para achar os pokémon próximos – sem desagradar a Niantic e jogadores que podem acusá-lo de cheater – é saber usar o sistema de Nearby do próprio jogo. No canto inferior direito da tela aparecem os pokémon que estão até a 200 metros do treinador. Sabendo isso, dá pra tentar mapear a localização deles tomando um ponto de partida e caminhando até 200 metros ao Norte, Sul, Leste e Oeste desse referencial. Dá trabalho, mas funciona.

Evoluindo

Você se lembra que tem pegar todos? Ainda é verdade, mas agora a gente vai prestar mais atenção nos pokémon que são melhores para avançar de nível, ou seja: são comuns e precisam de pouco candy para evoluírem.

Quais pokemon evoluir com Lucky Egg?

Todos que puder, mas tem uns que são melhores pra isso.
Cada vez que um pokémon é capturado, você ganha candys daquele Pokémon. Quando ele é transferido também. Cada pokémon tem uma quantidade específica de candy necessária para evoluir, assim os que precisam de menos candy e são mais comuns de aparecer consequentemente são os melhores para avançar de nível.

Os preferidos para evoluir durante uma sessão de Lucky Egg são: Pidgey, Weedle e Caterpie, já que precisam apenas de 12 candys e são bem comuns. Depois vem os Nidorans (fêmea e macho), Poliwag, Bellsprout e outros que custem apenas 25 candys para evoluir e são relativamente comuns na sua área.

Não poderia deixar de citar a praga de todo jogador: Zubat. Apesar de serem comuns, precisam de 50 candys para evoluir. Sim, nem pra isso ele serve direito. Mas ainda serve. Já tá do seu lado, pega pra evoluir. Trata com carinho.

Mas e como você sabe que já tem pokémon e candy suficiente pra ficar evoluindo por 30 minutos seguidos lindamente enquanto ativa um Lucky Egg? Tá aqui sua resposta: esse site calcula exatamente isso pra você (e sem risco de banimento).

Mantendo as estrelas no time

Você já está capturando alucinadamente tudo que encontra pela sua frente, está chegando num nível mais alto e começou a se preocupar com batalhar e ter monstros exemplares. Agora você está se perguntando (ou deveria): mas qual pokémon eu devo manter e quais devo transferir? Quais sãos os mais fortes? Quais têm mais potencial?

Essa ponderação é complexa e deve ser feita considerando os seguintes critérios: Valores Individuais (IVs), Poder de Combate (CP), Status Base de cada espécie e os ataques do pokémon. Deixando de lado os IVs e ataques específicos de cada um, é possível conferir a seguir as melhores espécies para atacar ou defender um ginásio:

atacandoginasio copy defendendoginasio

O que é IV?

Os valores individuais de cada pokémon (IVs) podem ser definidos como a genética daquele pokémon. E, como o nome sugere, trata-se de valores que são específicos de cada monstrinho.

Fãs descobriram que, assim como em outros jogos da franquia, em Pokémon Go cada pokémon tem valores que não são mostrados ao jogador e que indicam o potencial de Ataque, Defesa e Stamina que vão acompanhá-lo para sempre.

O IV de um pokémon determina quão forte ele pode ficar: é o potencial genético de cada pokémon e seu resultado é indicado em comparação aos outros de sua espécie. Um Pokémon com IV maior será sempre mais forte em ataque, defesa e HP (pontos de vida – determinado pela Stamina) do que outro no mesmo nível com IV menor.

Recentemente foi lançada uma atualização que permite que os líderes de cada grupo (Mystic, Valor e Instinct) avaliem seu pokémon e deem indícios sobre seu IV. Apesar da atualização recente não indicar precisamente os dados de IV, é possível saber a faixa de IV do pokémon e qual(is) seu(s) melhor(es) atributo(s). Confira a resposta de cada líder e seu significado:

appraiseimagem

Calculando IV

Além do recurso dentro do jogo, existem diversas ferramentas para calcular IV que precisam logar (entrar) em sua conta e por isso são arriscadas, podendo resultar em banimento de sua conta. Por outro lado, é possível conferir manualmente o IV de cada pokémon por meio de aplicativos como IV Calculator e o site pokeassistant sem riscos.

CP e nível do pokémon

Assim como treinadores, cada pokémon também tem um nível e pode evoluir por meio do Power Up. O CP indica a força daquele pokémon em combate no nível em que ele está.

Na hora de escolher os melhores para ficar no time, é importante levar em conta quanto Stardust será necessário para evoluí-lo até que ele fique com CP alto. Um arco que pode ser visto acima de cada pokémon indica o nível que ele se encontra e o nível máximo (o final do arco) que ele pode alcançar naquele momento – esse limite depende do nível atual do treinador.

Considerando os ataques

Para além de IV, CP e nível do pokémon, ainda temos que considerar os ataques. Cada pokémon tem dois ataques: um rápido (Fast), que pode ser usado praticamente a cada toque na tela (tap) durante a batalha; e um especial (Charged), que é acionado ao manter o dedo na tela e só pode ser ativado quando sua barra é carregada.

Ao contrário do IV, que é permanente, os ataques podem mudar ou não ao evoluir um pokémon. Esses ataques também variam de monstro para monstro, mesmo da mesma espécie.

É importante considerar quanto dano cada ataque consegue causar e qual o tempo necessário para conseguir ativá-lo, representado pelo tamanho da(s) barra(s) do ataque Charged. Os ataques Charged de apenas uma barra costumam compensam mais e causam mais dano por segundo (DPS) do que os outros. Pra quem é realmente dedicado, esse site lista os possíveis ataques para cada pokémon e quais são os mais fortes. De nada.

Chocando

Chocar um ovo em pokémon parece não ter muito segredo: você põe o ovo em uma incubadora e anda a distância necessária para chocá-lo. No entanto, ao contrário do que parece, até mesmo chocar um ovo tem seus macetes. Confira:

Qual incubadora usar?

Você deve ter notado que existem incubadoras azuis (de 3 usos) que se recebe ao passar de nível e uma incubadora laranja (de uso ilimitado) que te acompanha desde o início da jornada. A primeira dica é usar as incubadoras azuis apenas em ovos de 5km ou 10km, uma vez que com eles há mais chance de chocar pokémon melhores.

Como devo caminhar?

Em linha reta. O sistema do jogo calcula o caminho percorrido dentro de um determinado período. Isso significa que se você andar reto e depois virar à direita, o jogo irá calcular a distância do ponto inicial ao final, considerando uma linha reta e não exatamente o caminho percorrido.

Preciso realmente andar?

Sim e não. Qualquer veículo funciona se estiver abaixo de aproximadamente 20km/h, caso contrário o jogo reconhece que você não está andando (como deveria) e não conta a distância percorrida. Entretanto, graças ao trânsito lento de muitas cidades é possível obter bons resultados mesmo estando de carro ou ônibus.

Planeje seus filhos

Quando for caminhar, planeje suas rotas para usufruir do máximo de pokestops no caminho. Se possível, choque seus ovos durante um Lucky Egg para duplicar os XPs ganhos. Além disso, existe um boato que diz que ovos chocados durante Lucky Eggs dão origem a pokémon com maiores IVs ou até perfeitos.

Tipos de ovos e pokemon comumente chocados nele
Tipos de ovos e pokemon chocados

Batalhando

Uma das grandes atualizações previstas para o jogo inclui a possibilidade dos treinadores batalharem entre si diretamente. Por enquanto, só é possível batalhar por meio de ginásios.

Cada ginásio é defendido por um pokémon ou mais, dependendo do nível do ginásio, o que é definido de acordo com seus pontos de prestígio. Você pode batalhar tanto em ginásios de seu time quanto em de algum time adversário.

Batalhar em ginásio do seu time aumentará o prestígio do mesmo e consequentemente o nível do ginásio. Já batalhar em ginásio adversário baixará o prestígio e nível até que os pokémon que o defendem sejam retirados, deixando o ginásio sem domínio.

Ginásio dá dinheiro

Ou quase isso, já que você pode ganhar pokécoins dominando ginásios. Pokécoins podem ser compradas com dinheiro e são usadas para adquirir itens, como Lucky Eggs, ou para aprimoramentos, como expandir a capacidade da Bag (mochila).

Cada pokémon em um ginásio renderá 500 stardust e 10 pokécoins. Esse bônus só pode ser resgatado uma vez a cada 21 horas e enquanto seu pokémon estiver defendendo o ginásio – depois que ele for retirado não dá mais. Pra coletar o bônus referente aos pokémon, é só selecionar “Shop” no menu e clicar no ícone de escudo no canto superior direito da tela.

A menos que garanta que seu pokémon consiga defender o ginásio por muito tempo, não é aconselhável esperar acumular muitos pokémon em ginásios para coletar o bônus. Mais vale 10 pokécoins na mão do que 100 jamais coletados.

Atacando um ginásio

Até seis pokémon podem ser escolhidos para enfrentar um ginásio, organize-os em ordem para a batalha. Escolha seu time tendo em vista seus ataques e o(s) tipo(s) do pokémon defensor(es), além, é claro, de CP alto.

Tipos de pokémon e de ataques

Existem 18 tipos diferentes de pokémon e ataques. Cada tipo tem fraquezas e resistências sobre outros tipos. Essa relação determina o dano final que um ataque causa a um pokémon.
Um pokémon de fogo, por exemplo, sofre mais dano de ataques do tipo água, sendo considerado um ataque super efetivo e causando 25% a mais de dano do que está indicado na descrição do ataque.

Os ataques podem ser categorizados em normal, causando dano equivalente ao descrito (100%), super efetivo (125%) ou pouco efetivo (80%).

Tabela-Tipo-Pokémon-GO-e1471372159169
Relação dos tipos de pokemon e ataques
Ataques do mesmo tipo (STAB)

Quando um ataque do pokémon é do mesmo tipo que ele mesmo, há um acréscimo de 25% ao dano causado por esse movimento. Esse acréscimo pode ser determinante em batalhas acirradas.

A união faz a força

Ginásios podem ser atacados simultaneamente por jogadores diferentes. Reúna jogadores do seu time para combinar ataques devastadores a ginásios. Enquanto você e seus amigos atacam um ginásio, é possível enxergar outros pokémon atacando o defensor de ginásio.

Quanto maior a diferença de CP do pokémon atacante em relação ao defensor (sendo este o de CP inferior), maior a recompensa em XP pelo ataque. Por isso, uma boa estratégia é derrubar pokémon fortes em grupo, usando vários pokémon mais fracos.

Agora você já sabe tudo que precisa pra se tornar um verdadeiro Mestre Pokémon. Use à vontade este guia durante sua jornada e boa captura! Se quiser contribuir com alguma informação ou truque que não está no guia, comente e nos auxilie a deixá-lo ainda mais completo.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!