Do quê Kalil tem medo?

A equipe de jornalismo do Bhaz foi surpreendida, justamente na reta final para as eleições municipais deste ano, com a desistência de Alexandre Kalil em participar das entrevistas realizadas pelo portal. O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PHS cancelou o compromisso firmado há mais de um mês com o veículo de notícias. Na sequência, o segundo baque. Ao receber uma demanda da nossa reportagem, a comunicação do ex-presidente atleticano evitou os questionamentos apresentados e ainda ameaçou o site.

Na véspera da gravação, marcada no dia 26 de agosto para a última quinta-feira (22), a assessoria do Kalil afirmou que o candidato talvez não pudesse cumprir com a palavra. Isso apenas após ser procurada pela redação do Bhaz. Mais do que isso, a equipe de comunicação se comprometeu a sugerir uma nova data para a entrevista em três oportunidades, mas ignorou o portal em todas elas.

Dessa forma, o principal projeto do Bhaz para firmar a nova linha editorial – entrevistar todos os 11 candidatos à PBH de forma transparente, isonômica e atraente – ficará incompleto. Proposta que ganhou forma justamente no dia 26 de agosto, quando os assessores de todos os postulantes foram convidados a acompanhar o sorteio, na redação do portal, da sequência das sabatinas – com a participação, inclusive, de um representante de Kalil.

Mas por qual motivo o Kalil não honrou o compromisso com o Bhaz, portal com 3 milhões de acessos/mês cujos vídeos da cobertura eleitoral beiram as 300 mil visualizações apenas no Facebook?

Ataques

Infelizmente, em menos de dois meses, uma autoridade pública questionada pelo Bhaz – cumprindo o principal papel do jornalismo sério – preferiu atacar o portal e seu proprietário a esclarecer a população. Desta vez, de forma inédita no relacionamento redação-assessoria, a comunicação de Kalil condicionou o esclarecimento de um homem público e candidato à PBH a respostas do próprio Bhaz.

“A campanha do candidato Alexandre Kalil responderá às perguntas após os seguintes esclarecimentos”, diz início de e-mail enviado pela assessoria do ex-presidente atleticano (confira a íntegra abaixo). “Qual o valor da verba publicitária da Prefeitura de Belo Horizonte para o site Bhaz?”, aponta trecho do primeiro questionamento.

A resposta: nenhuma. De fato, o Bhaz – terceiro site mais acessado de Minas Gerais – vendeu espaços publicitários à PBH entre meados de 2015 e julho deste ano. Pelo serviço, recebeu R$ 25 mil mensais, valor que chega a representar cerca de 15% do recebido pelos jornais tradicionais, como Estado de Minas e O Tempo – atuais líderes de audiência.

Segundo questionamento: “Qual é a relação comercial existente entre Pedro Guadalupe com o Partido Progressista (PP)?”. Resposta: nenhuma. Em 2013, Pedro Guadalupe, proprietário do Bhaz e especialista em marketing político, firmou contrato com o partido referido. Mas a “relação comercial” ficou restrita àquele ano.

Mais uma vez, existe a dificuldade em enxergar o Bhaz como uma nova mídia de jornalismo sério e comprometido com a população. Como em setembro, quando a PBH (a mesma que a equipe do Kalil sugere ter algum relacionamento obscuro com o portal) nos atacou, fica clara a incapacidade de respeitar o trabalho do veículo.

Pedro Guadalupe é proprietário do portal e – como nunca escondeu – especialista em marketing político, mas mantém um site de notícias que zela por todos os quesitos jornalísticos. O jornal O Tempo, por exemplo, é de propriedade de Vittorio Medioli, candidato do PHS, mesmo partido de Kalil, à Prefeitura de Betim. O Hoje em Dia foi adquirido por Ruy Muniz, candidato do PSB à Prefeitura de Montes Claros e, ao mesmo tempo, foragido da Justiça.

Justamente por essa postura antidemocrática e autoritária como candidato, o Bhaz anuncia um posicionamento inédito na imprensa belo-horizontina: é oficialmente oposição ao candidato Alexandre Kalil.

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