Home Notícias BH ‘BiciFest’ estreia em BH com programação gratuita a partir de quinta-feira

‘BiciFest’ estreia em BH com programação gratuita a partir de quinta-feira

Entre os dias 1° e 3 de dezembro, a capital mineira será palco para a estreia do festival “BH BiciFest”, que pretende pensar a cidade sobre duas rodas. Serão oferecidos gratuitamente à população oficinas, exposições e atividades relacionadas ao estilo de vida sustentável.

“Esperamos que o evento provoque os ciclistas e os não ciclistas a lutarem mais pela causa. Pedalar é importante, mas precisamos que as pessoas participem das discussões e acompanhem a evolução desse cenário”, diz uma das organizadoras do festival, Marina Rolim, sócia administrativa do Seat Post.

O primeiro dia de festival será marcado por rodas de discussão, nas quais serão debatidas políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta em Belo Horizonte. De um lado, o Poder Legislativo, representado pela vereadora eleita Áurea Carolina (PSOL) e, na outra ponta, o Poder Executivo, com a presença da Eveline Trevisan, coordenadora do programa Pedala BH, da BHTrans. Os debates acontecerão no auditório do ICBEU, localizado na rua da Bahia, no Centro, e também no Centro Universitário UNA, no campus Liberdade.

Entre as atividades à tarde estão oficinas de mecânica básica para ciclistas e uma pedalada onde os participante aprenderão a reconhecer plantas comestíveis pela cidade. À noite, um “happy hour” promete promover interação entre os participantes e o público, em meio à atrações culturais na famosa avenida Sapucaí, no bairro Floresta.

No segundo dia de festival, a reflexão sobre uma cidade melhor será tema das exposições. Entre as rodas de conversa os participantes irão compartilhar experiências sobre a criação de novos negócios a partir da bicicleta e o papel desse modo de transporte no cenário político e cultural de Belo Horizonte. A tarde acontece a mesa “Mulheres e Cidade”, onde acontecerá um debate sobre a inserção e participação das mulheres nas questões urbanas. As mesas, palestras e oficinas acontecerão no campus da UNA Liberdade.

Para fechar o festival, no sábado (3), muita música e diversão. A avenida Sapucaí será tomada por uma Ciclofesta, que, em meio a atrações artísticias, estará aberta exclusivamente para pessoas a pé e ciclistas.

Feira de produtos ligados à cultura do ciclismo, atividades de lazer e esportivas, como partidas de Bike Polo, serão algumas das atrações oferecidas durante a Ciclofesta.

Reprodução/BH BiciFest
Reprodução/BH BiciFest

BiciFest

O BH BiciFest 2016 ganhou forma a partir de encontros abertos entre integrantes da BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, do Seat Post e da Benfeitoria, com a participação de cidadãs e cidadãos interessados no tema. As atividades do festival foram selecionadas por meio de um edital público e a programação busca abarcar iniciativas do cenário político, econômico, cultural e também esportivo e de lazer que envolvem a bicicleta na capital mineira.

Serviço

BiciFest 2016

Local: Rua Sapucaí, Floresta

Data: 1° a 3 de dezembro, de 9h às 21h

Entrada franca

Mais informações na página do evento

Comentários

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal Bhaz.

Carregar mais em BH