5 coisas que um comediante detesta ouvir (e sempre ouve)

comediante
Doug Stanhope – Divulgação

Eu sei, conhecer alguém que diz trabalhar com comédia certamente deve despertar a curiosidade e pipocar várias dúvidas na cabeça. O problema – pra gente que é humorista – é que é sempre o mesmo roteiro.

Isso significa que a gente tem que lidar com as mesmas brincadeiras, perguntas e dar as mesmas respostas toda vez que responde pra alguém “sou comediante”. Até aí tudo bem, não fosse o fato de algumas dessas coisas encherem o saco.

Eu sei², não é por maldade (na maioria das vezes), e sim por desconhecimento que todo mundo diz as mesmas frases irritantes. Justamente por isso decidi criar esse texto. Então vamos às frases que todo comediante detesta ouvir:

1 – “Me conta uma piada”

Eu ainda não descobri se é porque existe uma “aura mística” em volta da figura do comediante que torna inacreditável a possibilidade de alguém na sua frente ser um, ou se simplesmente querem testar se você é bom mesmo porque seria muito picareta dizer que “seu trabalho é fazer os outros rirem”. Acredito na primeira hipótese sabendo que é a segunda.

Como já dizem mil piadas a respeito, ninguém fica testando o trabalho dos outros na rua, então não tem porque ser assim com o comediante. Não existe contexto, palco, estrutura, aquecimento, estado de espírito ou nada que ligue aquele “contar de piada” ao real trabalho de um comic.

Então, pessoal, não faça isso e comediante, não ceda. Quer ouvir piada? Vai ao show. Eu nunca pedi pra algum amigo urologista dar só uma olhadinha pra mim num negócio no meio de uma festa. Eu nem tenho amigo urologista.

2 – “Escuta essa piada então”

Essa provavelmente é a segunda coisa mais ouvida por comediantes. As pessoas dizem isso por dois motivos:

a) Porque elas querem a aprovação de um comediante da piada, querem que ele diga “isso é realmente engraçado, muito boa”. Essa é uma motivação singela porque, de certa forma, é até um elogio à competência do comic. A questão é que existem muitos comediantes que sequer gostam de piadas velhas e anedotas – eu sinceramente não acho a menor graça em qualquer piada que envolva loiras ou papagaios.

b) Porque a pessoa acredita que você pode usar a piada no seu show. Ao contrário da primeira, essa motivação poderia até ser vista como uma ofensa, já que numa apresentação stand up só são usadas piadas de autoria própria.

Ah, Illan, mas eu já fui em show de stand up que tinha piada que eu conhecia”. O nome disso é picaretagem. Da próxima vez que você vir um show de “stand up” com piadas conhecidas, está permitido jogar tomate, cerveja e o que tiver à mão no “humorista”.

3 – “Isso aí é do seu stand up, né?” ou “É isso que você faz no palco?”

Essa é uma das coisas mais penosas e frequentes na vida de um comediante: as pessoas que não diferenciam sua vida pessoal de seu trabalho.

Ser comediante não significa trabalhar 24 horas por dia e de graça. Não é porque seu amigo é comediante que ele está o tempo todo querendo te fazer rir. E, pior, ainda que ele queira te fazer rir ou conte uma piada, pode não ter absolutamente nada a ver com o que ele apresenta no palco.

4 – “Você não tem cara de comediante”

A pessoa nunca conheceu um humorista na vida e diz que você não tem cara ou jeito de comediante. Eu costumo responder que ele também não tem cara de engenheiro (ou qualquer que seja a profissão da pessoa).

5 – “Mas você trabalha com o quê?”

Esse é o ponto que une comediantes, músicos e vários tipos de artistas. Muitos comediantes, assim como outros artistas, têm outros trabalhos e muitos outros vivem apenas daquilo.

É até engraçado como vários comediantes citam suas graduações pra fugir dessa pergunta (normalmente Publicidade ou Jornalismo), ainda que trabalhem apenas com humor.

Se você é comediante e sempre ficou sem graça (ha) de dizer essas coisas diretamente, apenas compartilhe esse texto. Vai que diminui pelo menos entre seus amigos? Se você é amigo de um comediante e quer irritá-lo, o propósito do texto não era dar munição, mas a vida é dura.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!