Home Seções Farsa ou Fato [Farsa ou Fato] Belo Horizonte pode ser arrasada por uma tromba d’água nas próximas horas?

[Farsa ou Fato] Belo Horizonte pode ser arrasada por uma tromba d’água nas próximas horas?

Uma mensagem compartilhada nesta quarta-feira (14) anunciando a chegada de uma tromba d’água em Belo Horizonte vem causando alarde nas redes sociais: “A Defesa Civil acabou de emitir um alerta de possibilidade de tromba d’água em toda região metropolitana de BH nas próximas 5h”, diz a aviso sob o título “Alerta Máximo”.

“Nossa! Tenso e perigoso, uma vez alertado melhor nos resguardar!”, sensibilizou uma usuária do Facebook. “Verdade, o pessoal da ponte tá sofrendo por causa das obras da prefeita as casas foram invadidas pelas águas essa madrugada que Jesus tenha misericórdia deles”, publicou uma moradora de Santa Luzia, na região metropolitana.

Em razão de transtornos e até mortes provocadas em decorrência de chuvas nos últimos dias, a população deve permanecer em constante alerta. Mas a Grande BH realmente corre o risco de ser arrasada por um tromba d’água nas próximas horas? O Bhaz apurou com órgãos oficiais para esclarecer se o alerta compartilhado seria Farsa ou Fato.

A Defesa Civil de Belo Horizonte esclareceu que nenhum alerta dessa natureza foi emitido pelo órgão.

Procurada pela reportagem, a Defesa Civil de Minas Gerais também descartou a autenticidade do aviso. A assessoria do órgão explicou ainda que o termo “tromba d’água” não seria tecnicamente correto para se referir a enxurradas ou alagamentos causados por grande volume de chuva.

Portanto, o Bhaz atesta: o “Alerta Máximo” sobre a possibilidade de haver tromba d’água em Belo Horizonte e região metropolitana nesta quarta-feira é FARSA.

Comentários

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal Bhaz.

Carregar mais em Farsa ou Fato