Home Seções Farsa ou Fato [Farsa ou Fato] Corpos de crianças sem órgãos são encontrados em caminhão?

[Farsa ou Fato] Corpos de crianças sem órgãos são encontrados em caminhão?

Mensagens compartilhadas por meio das redes sociais e pelo WhatsApp, desde a última semana, têm assustado belo-horizontinos, moradores da região metropolitana e de diferentes regiões do país. As notícias dão conta de que policiais localizaram um caminhão, no México, repleto de corpos de criança sem os órgãos. Fotos que mostram meninos e meninas mortos acompanham os relatos que fazem um alerta sobre o tráfico internacional de órgãos.

Blogs e sites de notícias de diferentes localidades reproduziram as imagens e o conteúdo das mensagens, o que gerou ainda mais apreensão entre internautas em relação ao assunto.

Reprodução

Mas será que as crianças foram realmente encontradas sem vida e sem os órgãos? 

As mensagens que viralizaram dão conta de que as crianças mortas foram localizadas na cidade de Acapulco, no Estado de Guerrero. Mas os principais portais de notícias do país nada noticiaram a respeito. As imagens que ilustram o relato compartilhado exaustivamente também colocam a veracidade do conteúdo em xeque.

A foto em que os corpos de várias crianças aparecem ao chão são, na verdade, de um ataque ocorrido na Síria em 2013.

Shaam News Network/AP

Os meninos e meninas vistos no registro foram mortos, segundo rebeldes sírios, em um ataque com gás tóxico pró-governista em Damasco, capital da Síria. O jornal canadense National Post publicou a mesma imagem em uma reportagem sobre o assunto há três anos.

O outro clique, que pode ser visto abaixo, realmente foi registrado no México. No entanto, trata-se de um caso ocorrido em 2011. À época, a polícia mexicana encontrou valas em que mais de 100 corpos foram escondidos. As autoridades concluíram que os assassinatos estavam relacionados a um cartel de drogas. Além disso, não havia nenhuma criança envolvida.

À esquerda, foto original mostra corpos ensacados encontrados no México em 2011.
Do lado oposto, a imagem foi manipulada para que os sacos pretos se parecessem com corpos de crianças.
Montagem Bhaz

O porta-voz do Governo do Estado de Guerrero, Roberto Álvarez, também negou que crianças tenham sido encontradas mortas e sem os órgãos dentro de um caminhão em Acapulco.

Portanto, as mensagens que viralizaram ao longo da última semana tratam-se de uma FARSA.

Comentários

Roberth Costa

Roberth Costa é publicitário, repórter e editor no Bhaz.

Carregar mais em Farsa ou Fato