Camisa ensanguentada de pastor é usada para ‘operar’ milagres; veja o vídeo

camisa ensanguentada 2
Reprodução/Facebook

No início desta semana, o pastor Valdemiro Santiago, que se autointitula apóstolo, foi atacado por um ajudante enquanto pregava em uma das sedes da Igreja Mundial do Poder de Deus, em São Paulo. Um rapaz de 20 anos usou uma faca para golpeá-lo no pescoço durante a manhã de domingo (8). O líder da congregação recebeu alta do hospital no mesmo dia. O autor do crime foi preso em flagrante. Poucas horas depois da agressão, uma camisa ensanguentada começou a ser usada para, supostamente, operar milagres junto aos fieis.

camisa ensanguentada
Reprodução/Facebook

Um vídeo publicado no Facebook mostra o pastor substituto Jorge Pinheiro explicando aos frequentadores da igreja como receberão “milagres extraordinários” por meio da camisa ensanguentada que Santiago usava no momento do ataque. Ele conta que irá passar a peça em um manto e que os fieis devem tocá-lo.

Na postagem, internautas de diferentes partes do Brasil acusam os pastores de quererem se promover às custas do atentado. Ao todo, a gravação já conta com mais de 540 mil visualizações, além de 15,3 mil compartilhamentos.

 

O comentário mais curtido da publicação é o de um morador de São Paulo, que faz uma reflexão sobre os “homens de Deus”. Ele diz que as pessoas só são enganadas porque buscam o caminho mais fácil. “Mas só é enganado e ‘roubado’ quem busca o fácil, porque quem busca à Deus, ora, busca ler e entender à bíblia jamais será roubado e enganado”, escreve em um trecho.

camisa ensanguentada
Reprodução/Facebook

A filha do pastor também publicou vídeos sobre o caso. Na página de Juliana Santiago, o pai dela aparece em duas gravações. Na primeira, ainda no hospital, o religioso tranquiliza os fieis e diz que se recupera bem. Ele também conta que perdoa o rapaz que o agrediu.

Na segunda postagem, Santiago aparece ao lado da mulher e afirma que “quem tem poder de matar é só Deus”. Ele relata como tudo ocorreu e agradece ao apoio recebido.

 

O rapaz que agrediu o pastor foi detido em flagrante e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Valdemiro recebeu atendimento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele ficou menos de seis horas internado e levou 25 pontos no local do ferimento. Após se recuperar, foi até o programa Brasil Urgente, da Band, para comentar o caso com o apresentador Datena.

Polêmicas

Esta não é a primeira vez que o pastor se envolve em polêmicas. Santiago é alvo de críticas constantes nas redes sociais. A maioria dos comentários diz respeito a itens vendidos pela Igreja Mundial do Poder de Deus com o apoio dele. Em vídeos publicados no YouTube, é possível vê-lo oferecendo “tijolos da obra de Deus” (um chaveiro ungido), lenços e fronhas abençoados, além de uma colher de pedreiro. Os acessórios também seriam responsáveis por operar milagres.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!