Plantão Gramatical: Sabia que você pode tirar suas dúvidas de português por telefone DE GRAÇA?

plantão gramatical
Alex Costa/Diário do Nordeste

É com z ou com s? Tem hífen? Essa concordância está correta? Em tempos de redes sociais, as dúvidas sobre nossa língua portuguesa são frequentes. A própria internet responde algumas questões, no entanto outras continuam sem solução mesmo após consultar vários sites. Mas você sabia que existe uma equipe de especialistas pronta para esclarecer suas dúvidas de graça?

É o Plantão Gramatical, um setor da Prefeitura de Fortaleza composto por seis especialistas em linguística cuja função é sanar todas as questões relativas ao português. “As pessoas tendem a recorrer à internet. Mas a internet não tem explicação. Você pode ler um tutorial, mas não entender, não tem como interagir. Aqui, muitas vezes, a pessoa liga e pede para eu repetir a explicação”, afirma ao Bhaz Francisco Marino, professor, mestre em linguística e especialista em Língua Portuguesa.

Surgiu alguma dúvida? É só ligar para o (85) 3225-1979, das 8h às 17h. O atendimento é feito para todo o Brasil. “No início da década de 1990, chegávamos a fazer 180 atendimentos por dia. Hoje fica na casa de 90 consultas. Atendemos todo tipo de pessoa, mas o mais recorrente são concurseiros, cerimonialista da Assembleia Legislativa e jornalistas”, diz Marino.

Histórico

O serviço é uma novidade para muita gente, mas foi criado em setembro de 1980 por Agnelo Neves, então presidente do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh). “Ele fala que estava no chuveiro e, de repente, teve essa ideia”, relata o especialista.

Desde então, o Plantão Gramatical é um sucesso.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!