Maior obra de Contagem em 30 anos, trincheira alagada custou R$ 28 mi

trincheira do itaú
Desaparecimento teria ocorrido perto da Trincheira do Itaú, que costuma alagar

O temporal que atingiu diferentes partes de Contagem, na região metropolitana de BH, no fim da tarde dessa quinta-feira (13), provocou alagamentos e deixou moradores ilhados na cidade. A Trincheira do Itaú foi uma das áreas mais afetadas pela chuva. Fotos publicadas nas redes sociais impressionam por mostrar um carro praticamente coberto pela água acumulada no local.

Anunciada pela Prefeitura de Contagem como a maior obra do município em 30 anos, a estrutura custou R$ 28 milhões. Mas, o investimento realizado durante a gestão do ex-prefeito Carlin Moura (PCdoB) parece insuficiente para conter o volume de precipitações registrado nessa quinta-feira (12). A região do bairro Industrial, que faz divisa com Belo Horizonte, foi a mais atingida pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil, a área anotou 40 mm ao longo da noite.

trincheira do itaú
Trincheira do Itaú foi inaugurada em agosto de 2016

Divulgação/Prefeitura de Contagem/Luiz Henrique Grossi

Na época em que começou a ser construída, em março de 2015, a trincheira surgiu com a promessa de desafogar o trânsito na região. Segundo a administração municipal, pelo menos 70 mil veículos passavam todos os dias pelo local. A construção, que fica entre as avenidas David Sarnoff e Babita Camargos, virou tema de diversas publicações na página da Prefeitura de Contagem no Facebook. Parte do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, a obra foi entregue dentro do prazo de 15 meses e o tráfego liberado para veículos em agosto do ano passado.

Esta não foi a primeira vez que a Trincheira do Itaú alagou. O temor de moradores de Contagem se confirmou ainda em dezembro, quando uma inundação foi registrada no local. Um cinegrafista amador flagrou a situação da estrutura e o vídeo se transformou em assunto entre internautas do município. A repercussão foi tão grande que o local passou a ser apelidado de “Piscinão de Ramos”, em referência à praia artificial localizada no bairro de mesmo nome no Rio de Janeiro.

Quando a trincheira foi inaugurada, parte da população fez duras críticas ao projeto. A entrega da obra semanas antes das eleições municipais foi um dos motivos dos comentários. Houve quem estranhasse o fato de a estrutura ter sido entregue em um prazo considerado curto.

Respostas

Procurada pelo Bhaz, a Prefeitura de Contagem responsabiliza a última gestão por falhas no sistema de drenagem da Trincheira do Itaú. O Executivo Municipal adiantou que dispositivos hidráulicos instalados no local não foram capazes de escoar a quantidade de água acumulada.

A reportagem repercutir o assunto com a gestão anterior, de Carlin Moura, mas não havia obtido sucesso até a publicação desta reportagem.

Mulher é arrastada por enxurrada

Imagens impressionantes gravadas no bairro Água Branca, em Contagem, durante a noite dessa quinta-feira (12) mostram uma mulher sendo arrastada pela enxurrada em meio ao temporal que atingiu a cidade. Ela conseguiu sair da água após ser resgatada por duas pessoas.

 

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!