Nutella se defende das acusações de que produto seria cancerígeno

nutella
Divulgação/Nutella

Fãs de Nutella foram surpreendidos por um alerta na Europa: autoridades de saúde listaram um dos ingredientes que compõe a receita do doce como cancerígeno. Trata-se do óleo de palma, conhecido no Brasil como azeite de dendê. A Ferrero, empresa responsável pela produção do delicioso creme de avelã, nega qualquer tipo de risco.

Desde o anúncio, muitos estabelecimentos europeus pararam de vender a marca. O óleo de palma é utilizado em outros diversos produtos – como sorvetes, por exemplo – e pode se tornar perigoso à saúde quando submetido a temperaturas maiores que 200°C, o que acontece durante os processos de fabricação de alguns alimentos.

As autoridades defendem que, quando atinge essa temperatura, o óleo libera ácidos graxos, que podem causar câncer.

Ferrero nega qualquer tipo de risco

A Ferrero se defendeu alegando que na produção da sobremesa a temperatura não chega a 200°C. Além disso, também confirmou que o óleo é mantido a baixa pressão – o que torna o processo mais lento e mais caro.

A agência de notícias britânica Reuters divulgou uma reportagem na qual informa que outros óleos poderiam ser usados na fabricação da Nutella, como os derivados de girassóis e de sementes. Porém isso custaria cerca de US$22 milhões a mais para a empresa.

O gerente de compras da Ferrero, Vicenzo Tapella, afirmou que a empresa não vai parar de usar o óleo. “Fazer a Nutella sem o óleo resultaria em um produto de qualidade inferior. Seria um retrocesso”, disse em entrevista à Reuters.

A Ferrero lançou uma campanha de marketing garantindo a segurança do seu principal produto, responsável por quase um quinto das vendas da companhia.

“A EFSA (European Food Safety Authority) analisou a presença de contaminantes em um grande número de produtos e óleos, afirmando que a presença de contaminantes nos óleos depende das gorduras presentes e dos processos aos quais são submetidos. É por esta razão que a Ferrero seleciona cuidadosamente matérias-primas de qualidade e aplica processos industriais específicos que limitam a sua presença a níveis mínimos, totalmente alinhados com os parâmetros definidos pela EFSA”, destacou a empresa por meio de comunicado.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!