Apresentador da Record chama Ludmilla de ‘pobre e macaca’ na TV

ludmilla
Reprodução/Record TV/Instagram

Um apresentador da Record TV de Brasília se transformou em uma das personalidades mais comentadas das redes sociais nas últimas horas. Comandante do programa Balanço Geral, Marcão do Povo chamou a cantora Ludmilla de “pobre e macaca”. O episódio aconteceu nessa terça-feira (17). A artista recorreu ao Facebook para desabafar sobre o caso.

Durante o Balanço Geral, Marcão comentava uma nota do quadro “A Hora da Venenosa” sobre Ludmilla supostamente ter se recusado a atender fãs. Em um momento, ele disse: “Não dá para entender. Era pobre macaca, pobre, mas pobre mesmo”. Em seguida, emendou: “Eu também era pobre e macaco, falava isso para os meus amigos. Hoje eu digo que sou rico de saúde, graças a Deus”.

As palavras do apresentador rapidamente ganharam repercussão. Internautas de diferentes partes do país passaram a acusá-lo de ter discriminado a cantora. No Facebook, Ludmilla reagiu dizendo que não vai deixar o ato impune e fará a parte dela na luta contra o preconceito.

“Infelizmente, ainda existem pessoas que não compreendem que a discriminação racial é crime e alguns, ainda usam o espaço na mídia para noticiar mentiras ao meu respeito, ofender, menosprezar e propagar todo o seu ódio. Não deixaremos impune tais atos, trata se de um desrespeito absurdo, vergonhoso”, escreveu Ludmilla. “Fica evidente que esse cidadão não possui nenhum pudor ou constrangimento em ofender alguém em rede nacional”, argumentou.

“Como já foi dito por Paulo Autran, ‘todo preconceito é feito da ignorância’, visto que os racistas não possuem um conhecimento de moralidade, tratando sua própria cor de pele como superior e única. Isso tem que ser combatido e farei a minha parte quantas vezes for necessário”, escreveu.

Ludmilla
Marcão do Povo é acusado de cometer injúria racial contra Ludmilla
Reprodução/Record TV

Mais tarde, o perfil oficial do Balanço Geral Brasília publicou mensagens a respeito do caso no Twitter. “Referente ao caso que está sendo divulgado nas redes sociais e em alguns veículos, a RecordTV Brasília e o Balanço Geral informam que não apoiam quaisquer tipo de preconceito, independente de qual seja”, diz uma das postagens. “Temos a plena certeza de que o apresentador @MarcaoTV apenas utilizou uma expressão regional para se manifestar, sem o intuito de ofender a cantora Ludmilla ou qualquer outra pessoa”, completa.

Racismo x Injúria Racial

Injúria racial é crime no Brasil, assim como racismo. 

A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. A tipificação fica configurada em episódios específicos que têm como vítima um indivíduo.

Já o racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Clique aqui para saber mais.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!