Sobe para 25 o número de mortes confirmadas por febre amarela em MG

A Secretaria de Estado de Saúde atualizou nessa sexta-feira (20) para 25 o número de mortes oficialmente confirmadas por febre amarela em Minas Gerais. São 17 novos registros de óbitos desde o início da semana, quando o Estado contava oito mortes em decorrência do surto de febre amarela.

Além desse casos confirmados, o Governo de Minas e o Ministério da Saúde trabalham na investigação de outros 46 óbitos.

Ladainha, no Vale do Jequitinhonha e Mucuri, segue na dianteira dos municípios com maior número de vítimas — oito mortes confirmadas. Ipanema, no Vale do Rio Doce, aparece na sequência, com três óbitos.

O restante dos casos fatais estão divididos entre Piedade de Caratinga (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (1), São Sebastião do Maranhão (2), Frei Gaspar (1), Itambacuri (2), Poté (1), Setubinha (1), Teófilo Otoni (1) e Ubaporanga (1) — todos os municípios localizados na região Leste do Estado.

Nessa sexta-feira, o Bhaz mostrou que o número de mortes por febre amarela no Estado já o maior desde o início da série histórica, em 1989.

Suspeitas

Exames laboratoriais confirmavam a existência de 47 casos de febre amarela no Estado até a última sexta-feira, quando foram divulgados dados atualizados do surto da doença. Outros 225 casos suspeitos ainda estão sendo apurados.

Prevenção

O governo do Estado espera receber 1 milhão de novas doses de vacinas contra a febre amarela partir desta semana. O repasse das doses está sendo feito pelo Ministério da Saúde.

A previsão da Secretaria de Estado de Saúde é que 450 mil doses sejam distribuídas entre segunda e terça-feira.

Segundo a pasta, 2 milhões de vacinas já foram repassadas às regionais de Saúde localizadas em áreas afetadas pelo surto de febre amarela.

 

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!