Voos internacionais passam a operar em novo terminal do Aeroporto de Confins

Reprodução/BH Airport

Embarques e desembarques de voos internacionais passaram a ser operados nesta sexta-feira (20) no novo terminal do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Com isso, passageiros devem ficar atentos aos novos postos de check-in, despacho de bagagens e conferência de passaporte, que funcionavam no terminal 3 — conhecido como “puxadinho”. Operações das companhias aéreas Tap Portugal, American Airlines e Copa Airlines foram transferidas para o novo espaço.

Segundo informações da BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Confins, as novas instalações ampliaram em 60% a área total de embarque e desembarque, elevando para para 22 milhões de passageiros ao ano a capacidade de atendimento.

As alterações contribuem para dar celeridade às operações aeroportuárias, garante Paulo Rangel, o diretor-presidente da BH Airport. A proposta, segundo ele, é integrar voos domésticos e internacionais no mesmo espaço, para reduzir o tempo perdido com deslocamento.

“Esta será uma das principais vantagens competitivas do novo aeroporto: permitir maior rapidez e agilidade nas conexões entre os voos domésticos e internacionais”, avalia.

“Assim, um passageiro proveniente de outra cidade em um voo doméstico poderá embarcar para um dos destinos internacionais que partem do aeroporto internacional de BH em um tempo inferior a uma hora”, garante Rangel.

O novo terminal estreou com o desembarque de passageiros vindos de Miami, nos Estados Unidos, nessa sexta. Segundo a BH Airport, a chegada dos 153 passageiros no espaço recém-inaugurado ocorreu “sem imprevistos”.

“Está fantástico. Moramos em Belo Horizonte, mas passamos um mês nos Estados Unidos e desembarcamos no novo terminal, que está muito organizado e mais espaçoso”, disse um dos passageiros à assessoria de comunicação da BH Airport.

Mapa de acesso às instalações do Aeroporto de Confins (Reprodução/BHAirport)

Novo espaço

O novo terminal do Aeroporto de Confins, inaugurado em 6 de dezembro último, tem uma área total de cerca de 52 mil m². Vinte novas posições de atendimento ao passageiro — com uso rotativo das companhias aéreas — foram instalados no novo espaço, chamado “Check-in 3”.

Segundo a BH Airport, o terminal abriga cinco posições de raio-X para inspeção de segurança, dez guichês para conferência de passaportes pela Polícia Federal e três pontes de embarque específicas para processar os voos internacionais.

Os embarques para voos internacionais serão direcionados para o nível superior do novo espaço e os desembarques para o piso térreo.

Acesso

O acesso de veículos ao novo terminal é feito por meio de um viaduto construído pela BH Airport. A área também pode ser acessada pelos terminais antigos do aeroporto, que são interligados.

Dois novos estacionamentos foram construídos próximos ao novo terminal. No total, são 1.304 vagas.

As novas áreas de embarque e desembarque internacionais do aeroporto continuarão sendo atendidas pelas linhas de ônibus executivos (Conexão Aeroporto) e intermunicipais.

Táxis credenciados também continuam operando nas imediações do novo terminal. Já o transfer gratuito entre os terminais, entretanto, deixará de operar.

*Atualizado às 12h30 de 21 de janeiro de 2017

 

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!