Já imaginou como rolava o Carnaval nos anos 40, 50? Mostra no Santa Tereza relembra história

Reprodução/Santa Tereza Tem

O Carnaval de BH se expandiu e cada dia atrai mais pessoas para folia. No ano de 2015, 1,5 milhão de foliões festejaram nas ruas o período carnavalesco. Já no ano passado, o número de pessoas nas ruas chegou a cerca de 2 milhões. Mas, você já parou pra pensar como essa festança toda, que atrai multidões para as ruas de BH, acontecia há 50, 60 anos atrás?

Pensando nisso, a mostra “Imagens e Sons do Carnaval e do Samba”, relembra as histórias da folia de BH. Em cartaz entre quarta-feira (1) e domingo (5), no MIS Santa Tereza. Pra quem sempre curtiu o Carnaval da capital mineira, relembrar, e, pra quem é mais novo, conhecer um pouco da história da folia na cidade.

Escola de samba Unidos de Monte Castelo 1949 (Foto: Acervo MHAB)

A programação inclui a exibição de documentários e curtas-metragens que abordam o Carnaval e o samba da capital mineira, rodas de conversa, lançamento de site e ensaios abertos de blocos de rua. A programação completa está disponível online. A entrada é gratuita.

Com curadoria do historiador e realizador Marcos Maia e do museólogo e jornalista Victor Louvisi, “Imagens e sons do carnaval e do samba” tem a proposta de discutir a preservação, a produção e a difusão de acervos audiovisuais da folia de BH.

 

Rodas de conversa

Entre os destaques do evento estão as rodas de conversa, com convidados que se destacaram nos carnavais de Belo Horizonte, além de pesquisadores e historiadores. Logo no primeiro dia, um dos ícones do samba belo-horizontino, Mestre Conga, participa de um bate-papo sobre histórias do Carnaval da cidade.

Junto à ele estará Marcos Maia, historiador e pesquisador do Carnaval, e Alexandre Silva Costa, presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim.

No dia seguinte, pesquisadores e historiadores conversam com o público sobre o registro e preservação de imagens do carnaval.

Site

Outra atração do evento será o lançamento do site “Sotaques do Samba” com o percussionista Djalma Corrêa. O site tem a proposta de mostrar as origens do samba e como ele foi se espalhando pelo Brasil tendo vários “sotaques”, mas mantendo uma unidade em comum.

Filmes e documentários

Durante os cinco dias do evento, o MIS Cine Santa Tereza exibirá uma série de documentários e curtas-metragens que contam um pouco da história do samba e do Carnaval na capital mineira.

Entre os destaques estão o documentário “Roda”, de Carla Maia e Raquel Junqueira; “Mestre Conga, o Inconfidente do Samba”, de Chiquinho Matias; e “Coisa Nossa”, de Carlos Canela. Também serão exibidos fragmentos do acervo do MIS-BH como parte dos Cinejornais, do fundo Igino Bonfioli, do fundo Belotur e do fundo Globo.

Bloco turunas da madrugada em 1946 (foto: acervo MHAB)

SERVIÇO 

Imagens e Sons do Carnaval e do Samba de BH ● Data: 1º a 5 de fevereiro ● Onde: rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias ● Valor: Gratuito ● Informações: (31) 3277-4699

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!