Minas Gerais fecha o primeiro mês do ano com 44 mortes confirmadas por febre amarela

Reprodução/EBC

Minas Gerais registrou 44 mortes confirmadas por febre amarela desde o início do ano, quando surgiram os primeiros casos em decorrência do surto da doença. O número atualizado nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Estado de Saúde revela que ocorreram mais quatro confirmações de um dia para o outro, quando o último boletim divulgado na segunda-feira (30) dava conta de 40 óbitos confirmados.

Entre as mortes confirmadas, 90% são vítimas do sexo masculino, com idade média de 44 anos. Ladainha, município localizado no Vale do Jequitinhonha, segue na dianteira entre as cidades com maior índice de mortes confirmadas — foram 10 óbitos por febre amarela até então.

Atualmente, outras 72 mortes estão sendo investigadas registradas em 30 municípios do Leste mineiro.

Casos confirmados

Subiu para 126 o número de casos confirmados da doença em Minas Gerais. São 17 confirmações a mais desde o último boletim divulgado até então, na segunda-feira.

Ainda conforme a atualização dos dados, 584 casos suspeitos de febre amarela seguem investigados. Entre os municípios com o maior número de casos suspeitos, Caratinga, no Vale do Rio Doce, aparece à frente, com 90 ocorrências.

Novos leitos

Segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde, 124 novos leitos em hospitais para atendimento de pessoas com suspeita ou constatação de febre amarela foram abertos desde o início do surto. A previsão é de que outros 30 novos leitos passem a ser oferecidos à população das áreas afetadas nos próximos dias.

Do total de 154 vagas de atendimento, 110 são de leitos clínicos, 30 leitos de UTI, e 14 leitos semi-intensivos.

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!