Turistas mineiros devem evitar viagem a Guarapari em meio a caos no ES, orientam moradores locais

Ônibus queimado e arrastão nas praias Espírito Santo (Reprodução/Twitter)

O caos vivido no Espírito Santo levou moradores locais a criar uma campanha para que mineiros não viajem a Guarapari. Desde sexta-feira (3), movimento em busca de melhores condições de trabalho para os policiais militares capixabas tem impedido a saída de viaturas para as ruas dos municípios daquele Estado.

Nos últimos dias, foram relatados ônibus e uma guarita policial incendiados, arrastões, roubos e assassinatos. Além disso, lojas estão sendo fechadas e os moradores estão evitando sair às ruas.

Para se ter ideia do tamanho da crise, em janeiro, foram registrados quatro homicídos na região metropolitana de Vitória. E, de acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo, desde que a Polícia Militar saiu das ruas, foram 51 mortes, 27 apenas na manhã desta segunda-feira (6).

Todo esse cenário fez com que moradores de Guarapari, usual destino dos mineiros, orientassem que o município não fosse visitado nos próximos dias. Foram relatados crimes na cidade e nas praias, como a conhecida Praia do Morro.

Posicionamentos

Os manifestantes pedem por melhorias salarial, pagamento de auxílio-alimentação, adicional noturno e de periculosidade e insalubridade. Além disso, eles denunciam o sucateamento da frota e a falta de perspectiva na carreira.

A Prefeitura de Vitória suspendeu o início do ano letivo na rede municipal na manhã desta segunda-feira (6). As unidades de saúde da capital não irão funcionar, com exceção dos pronto-atendimentos da Praia do Suá e São Pedro. O objetivo é preservar a integridade e a segurança de alunos, pacientes, além de servidores e profissionais da saúde e da educação.

O governo do Estado disse que está “fazendo o possível para retomar a normalidade no Espírito Santo. Entre as medidas, solicitamos o apoio do governo federal”. O secretário de secretário de Segurança Pública, André Garcia, disse que há conversas com o presidente para se determinar o envio de forças federais independentemente do cenário do estado. “Nós fizemos a solicitação, e o presidente já está acertando os detalhes para o envio das tropas”, afirmou.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!