Palhaços cantam, improvisam, contam histórias e divertem criançada neste domingo no museu Abílio Barreto

Museu Histórico Abílio Barreto
Turnê do grupo na África (Divulgação)

Palhaços, música, história, diálogo e improvisação definem o espetáculo “Na Roda”, do Grupo Maria Cutia. Cada número, cada canção e cada figurino vão encantar e divertir a criançada. O grupo se apresenta neste domingo, às 11h30, no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). O espetáculo é gratuito e integra a programação de comemoração dos 74 anos do MHAB.

Com direção de Hugo Araújo, a peça é constituída por números cênico-musicais independentes, com um repertório de canções colhidas no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas. Em uma estrutura dramatúrgica fragmentada, misturando as linguagens da palhaçaria popular, das máscaras expressivas e da música em cena, os atores brincantes tocam, cantam e contam suas histórias musicadas em intenso diálogo com o público, sempre em busca da improvisação que mantém viva a ponte entre artista e obra.

Museu Histórico Abílio Barreto
Divulgação

Além dessa atividade, a celebração do aniversário do museu está com uma programação completa gratuita, para crianças e adultos, que começa nesta quinta-feira.

Confira:

Quinta-feira (16/2)

14h30 Oficina Vivência Literária Ecos da Fazenda – uma vivência sensorial sobre a Casa da Fazendo do Leita ( Casarão MHAB). Inscrições: [email protected]

19h30 Lançamento do Caderno de Textos do Inverno no MHAB (2013-2014);

Apresentação do músico Péricles Garcia – Acompanhado de seu violão e do pianista Raphael Rocha, Péricles mostra em primeira mão e em formato intimista as canções de seu novo disco “Rua Universo”, lançado em 2016, além de músicas dos seus três trabalhos anteriores: “Mar de Montanhas” (2002), “Cosmopolita” (2011) e “Outros Heróis” (2013).

Sexta-feira (17/2)

14h30 Oficina Vivência Literária Ecos da Fazenda – uma vivência sensorial sobre a Casa da Fazendo do Leita ( Casarão MHAB) [email protected]

Domingo (19/2)

11H30 Espetáculo “Na Roda” do Grupo Maria Cutia

74 Anos do museu

Inaugurado em 1943, o Museu Histórico Abílio Barreto guarda parte significativa da história de Belo Horizonte. Sua função é recolher e preservar itens que contribuam para a compreensão da dinâmica sócio-histórica da cidade, reunindo um acervo múltiplo e revelador dos vários sentidos e trajetórias da capital e de seus cidadãos. Sua finalidade é tornar público o acesso aos bens culturais preservados, fomentando a participação dos cidadãos na construção da memória e do conhecimento sobre a cidade.

Situado no bairro Cidade Jardim, seu conjunto arquitetônico compreende o casarão secular, sede da antiga Fazenda do Leitão, construída em 1883, e o moderno edifício-sede, inaugurado em dezembro de 1998, primeiro local originalmente concebido e edificado para abrigar um museu na capital. Na área externa, estão os abrigos para o bonde elétrico e a locomotiva a vapor, o palco ao ar livre e os jardins concebidos como local de educação e lazer.

SERVIÇO

“Comemoração 74 anos MHAB”

Quando? 16 a 19/2

Onde? Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim)

Valor? Gratuito

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!