Gilson Reis entrega o cargo de líder do governo na Câmara após primeira derrota da gestão Kalil

Abraão Bruck/CMBH

O vereador Gilson Reis (PCdoB) entregou nesta quarta-feira (15) o cargo de líder do governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Ele ocupou a posição por 23 dias, desde quando foi indicado pela atual gestão em 24 de janeiro último.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar alegou discordar de relações na Câmara pautadas por interesses políticos. “Alguns vereadores novos e antigos da Casa têm ainda a percepção que a relação política entre os Poderes tem que ser através de fornecimento de cargo”.

Na segunda-feira, o ex-líder de governo vivenciou a primeira derrota do prefeito Alexandre Kalil (PHS) no plenário da Câmara. Apesar de articular votos para garantir a aprovação a proposta de instituir o Fundo Municipal de Esporta e Lazer, de autoria do Executivo, os 19 votos angariados não foram suficientes.

Antes da votação, ele chegou a contar o apoio de 24 parlamentares, o que não foi confirmado no painel da Câmara. Ainda que a proposta tenha sido encaminhada à Casa durante a gestão de Marcio Lacerda (PSB), a medida foi incluída na pauta de votação a pedido da atual administração.

Após a derrota, o parlamentar recorreu às redes sociais para justificar a derrota. Segundo ele, os votos contrários não teriam decorrido de “discordâncias diretas” ao projeto, mas sim, “por disputas internas”.

“O diálogo sempre estará aberto para aprimoramento, ou mesmo discordância das propostas. Não aceitaria ser líder do governo se o diálogo não estivesse aberto”, disse no Facebook.

Até o início da noite, o prefeito Alexandre Kalil ainda não havia se manifestado nas redes sociais. O Bhaz tentou contato com o secretário de Governo, Paulo Lamac (Rede), mas não teve sucesso.

*Atualizada às 00h15 de quinta-feira (16)

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!