Home Notícias Política Lula lidera pesquisa de intenção de votos para 2018 em todos os cenários

Lula lidera pesquisa de intenção de votos para 2018 em todos os cenários

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a eleição presidencial de 2018 se esta fosse hoje, conforme pesquisa de intenção de voto da CNT/MDA. O petista lidera no primeiro turno tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada; nos cenários estipulados de segundo turno, ele também lidera em todos que aparece.

De acordo com o levantamento, Lula apresenta hoje 30,5% das intenções de votos contra 11,8% de Marina Silva (REDE); e 11,3% do deputado Jair Bolsonaro (PSC). O quarto colocado é Aécio Neves (PSDB), com 10,1%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 5%, e Michel Temer (PMDB), com 3,7%.

Somados, os votos brancos, nulos e indecisos chegam a 27,6%. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 138 municípios de 25 unidades federativas, das cinco regiões, entre os dias 8 e 11 de fevereiro.

Reprodução

Outros cenários

Em um cenário em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vem como candidato tucano, Lula tem 31,8% das intenções de voto, seguido de Marina Silva (12,1%), Jair Bolsonaro (11,7%), Geraldo Alckmin (9,1%) e Ciro Gomes (5,3%). Os voto nulos, brancos e indecisos nesse caso chegam a 29%.

Em outro cenário, em que o candidato tucano é Aécio e que Ciro não aparece, Lula lidera com 32,8%, seguido de Marina (13,9%), Aécio (12,1%) e Bolsonaro (12%).

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea – em que nenhum nome é apresentado – Lula também liderou, com 16,6%. Bolsonaro vem em segundo lugar, com 6,5%, Aécio Neves em terceiro, com 2,2%, e Marina Silva em quarto, com 1,8%. A soma de brancos, nulos e indecisos chega a 67,8%.

Segundo turno

Disputando um segundo turno com Aécio, Lula venceria com 39,7%, ante 27,5% do tucano. O resultado é bem diferente da última pesquisa levantada pela CNT, em que o mineiro estava na frente por 37,1% a 33,8%.

Em um cenário em que Lula disputaria o segundo turno com Michel Temer, o petista aumentou sua vantagem: 42,9% a 19%. Disputando com Marina Silva, Lula teria 38,9% das intenções de voto, contra 27,4%.

Embora esteja com quantidade considerável de votos, o candidato Jair Bolsonaro não foi citado em nenhuma hipotética situação de segundo turno.

Morte de Marisa Letícia teria influenciado no favoritismo de Lula (Reprodução)

Favoritismo

“O presidente Lula ganha hoje em todos os cenários. Se as eleições fossem hoje, facilmente seria eleito como presidente da República”, afirmou o presidente da CNT, Clésio de Andrade.

Ainda segundo ele, a morte de Marisa Letícia influenciou nos resultados. “Não tem dúvida. Estamos chegando à conclusão de que todos os aspectos pesaram. O passionalismo, a comoção e provavelmente alguma coisa de saudade dos bons tempos do Lula”, completa.

Acompanhe o Bhaz também no Youtube assinando nosso canal.

Comentários

Rodrigo Salgado

Rodrigo Salgado é jornalista e redator no Portal Bhaz.

Carregar mais em Política