‘Gatos’ de TV a cabo são apreendidos pela polícia na região Nordeste de BH

'Gatos' de TV a cabo
Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de apreendeu 136 decodificadores clandestinos de TV a cabo, conhecidos como “decoders” ou “Azbox”, em uma operação realizada na última semana no bairro Cidade Nova, na região Nordeste de Belo Horizonte. O material foi encontrado em posse de um homem de 36 anos suspeito de distribuir os equipamentos para lojas na cidade.

Segundo os levantamentos, os equipamentos possivelmente seriam fornecidos a shoppings populares da capital. Os aparelhos, quando ligados a uma antena ou cabo de empresas provedoras de serviços de televisão paga, violam os códigos de proteção e permitem a exibição de todos os canais da operadora de graça.

“Esse tipo de produto não é homologado pela Anatel e por isso a venda dele no país é ilegal, chegando às lojas através de contrabando”, explica a delegada responsável pelas investigações, Renata Fagundes.

As investigações, que duram cerca de três meses, dão conta de que o suspeito detido atuava como um distribuidor do material, que seria vendido na faixa de R$ 400 cada unidade. Ele alegou à polícia ter recebido a mercadoria de terceiros e disse que todo material vinha do Paraguai. A delegada ressalta que, apesar de já terem sido apreendidos equipamentos desse tipo anteriormente, é a primeira vez que a corporação prende um fornecedor.

O suspeito, que não possuía antecedentes criminais, foi detido dirigindo um Renault/Duster com todo o material apreendido. O suspeito foi autuado em flagrante por receptação e, posteriormente, liberado mediante pagamento de fiança.

Renata Fagundes alerta a população para a compra e uso desse tipo de decodificador. “Por ser um produto com venda proibida no Brasil, quem utilizá-lo pode incorrer até mesmo ao crime de receptação culposa”, destacou.

Com Polícia Civil de Minas Gerais

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!