Pular Carnaval emagrece! Saiba quantas calorias você pode perder na folia de BH

Divulgação + Paulo H. de Oliveira

O Carnaval de Belo Horizonte está imperdível! Os festeiros já fizeram o cronograma da folia e estão com a geladeira lotada para o querido isopor. O que muitos nem pensam é que, com esse movimento diário, calorias são perdidas pelo caminho. Ficou animado com a possibilidade de perder uns quilinhos pulando Carnaval, né?! Mas o folião deve ficar atento com a hidratação – ainda mais quando o solzão está de matar.

Preocupado com seu bem-estar, o Bhaz preparou uma série de dicas para você cair na folia sem ignorar a saúde. E, para fazer a alegria dos mais sedentários, fizemos um levantamento de quanto pode ser gasto durante seis dias da folia!

Aproveite ao máximo e se hidrate

Alguns músculos são trabalhados durante a folia quando começamos a: pular, correr, agachar e até mesmo andar atrás do bloquinho ou trio elétrico. Izabela Freitas, nutricionista, manda algumas dicas para os foliões. “O segredo para aproveitar o máximo de energia durante as festas é se alimentar bem antes de sair e a cada 3 horas, preferindo refeições leves, bebendo água e tomando cuidado com a higiene dos alimentos, já que é muito comum comer fora de casa”.

O que deve ou não ser consumido antes da folia

A nutricionista listou ainda alguns alimentos que podem ser aliados ou inimigos na hora de colocar o bloco na rua:

  • Aliados: Carboidratos são essenciais, possuem nutrientes que fornecem energia imediata. Além de frutas e verduras, os carboidratos estão presentes nos pães, bolos ecereais (arroz e macarrão). Para potencializar o consumo de fibras e, de quebra não sair da dieta, dê preferência aos alimentos integrais.
  • Inimigos: Salgados fritos, biscoitos recheados, salgadinhos, chocolates e queijos amarelos. Prefira as carnes brancas, como frango e peixe, que são digeridas mais rapidamente e liberam energia em menos tempo. Evitando alimentos gordurosos, de digestão mais lenta, você contribui para o bom funcionamento do seu metabolismo e não se sentirá indisposto.

Logo abaixo, estão listados alguns dos blocos do Carnaval 2017, tal qual a distância no percurso e as calorias gastas. Claro que o cálculo é somente uma estimativa, depende de cada pessoa e o tempo que cada um se movimenta. Em nossa situação hipotética, a pessoa estará hidratada e fará cada quilômetro do percurso em duas horas.

Tchanzinho Zona Norte (24/02)

Percurso: Concentração na avenida Sebastião de Brito, 160, bairro Dona Clara. Em seguida, os foliões embarcam no metrô Primeiro de Maio até a Praça da Estação, onde o cortejo é encerrado.

Horário: 16h
Distância: 1,5km (até a Estação Primeiro de Maio)
Calorias gastas: 600 calorias (aproximadamente)

Tchanzinho Zona Norte carnaval bh
Divulgação/Tchanzinho Zona Norte

Então, Brilha (25/02)

Percurso: Com concentração na rua Guaicurus, 660, os foliões descerão a avenida do Contorno, depois passarão pela Andradas e terminam na Praça da Estação.

Horário: 9h
Distância: 1,25km
Calorias gastas: 500 calorias (aproximadamente)

carnaval de belo horizonte praca da estacao
Divulgação/Paulo H. de Oliveira

Beiço do Wando (26/02)

Percurso: Início na rua Ceará, 1111, esquina com rua Aimorés, no bairro Funcionários. Segue até avenida Carandaí, esquina com rua Ceará, na praça do Colégio Arnaldo.

Horário: 8h
Distância: 0,5km
Calorias gastas: 200 calorias (aproximadamente)

carnaval de bh beico do wando
Divulgação/Beiço do Wando

Baianas Ozadas (27/02)

Percurso: Com concentração na avenida Afonso Pena, número 1394, segue pela Praça Sete, passa pela avenida Amazonas e chega à Praça da Estação.

Horário: 9h
Distância: 1,5km
Calorias gastas: 600 calorias (aproximadamente)

Baianas Ozadas carnaval bh
Divulgação/Baianas Ozadas

Monobloco (28/02)

Percurso: Largada na portaria norte do estádio Mineirão, na avenida Antônio Abrahão Caram. Após isso, o bloco vai descer pela avenida Coronel Oscar Paschoal até a esplanada sul do estádio.

Horário: 17h
Distância: 1km
Calorias gastas: 400 calorias (aproximadamente)

Monobloco em São Paulo
Divulgação/Monobloco em São Paulo

Calcule a perda de calorias em outros blocos

Em nossa lista foram colocados somente alguns blocos, mas BH terá centenas espalhados pela cidade. Para fazer o cálculo para o seu bloco é muito simples. O personal trainer Betão Taioba explica a fórmula.

“Vamos tomar como base que um participante gastará, por minuto no percurso, algo em torno de 5 calorias. Desta forma, em um determinado percurso que dure uma hora, ele gastará em torno de 5 x 60 = 300 calorias”.

Porém, o folião estará pulando e a adrenalina estará em alta. “Desta forma, colocaremos como média algo em torno de 400 calorias por hora de percurso”. O personal destaca que isso é uma média, que varia com o peso corporal, idade, altura.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!