Sabia que uma rua de BH receberá folia madrugada afora? Descubra qual

Yuran Khan/Bhaz

A folia em Belo Horizonte promete invadir madrugadas afora. É o que revela a programação dos tradicionais palcos oficiais, divulgada pela Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) nesta sexta-feira (24). A lista oficial traz uma grande novidade: as últimas atrações na rua Guaicurus, zona boêmia da cidade, estão previstas para iniciar às 2h30, sem hora para terminar. Este e outros dois pontos da capital contarão com palcos que serão ocupados por cerca de 40 artistas em cinco dias de festa, levando versatilidade ao ritmo do Carnaval.

“Os palcos são importantes para a cidade, pois, além de descentralizar, cria a oportunidades para que os artistas possam apresentar um pouco da sua riqueza cultural para os moradores e turistas”, avalia o diretor de Eventos da Belotur, Gilberto Castro, responsável pela programação dos palcos oficiais.

Os demais pontos de Belo Horizonte que contarão com apresentação de artistas, selecionados pela curadoria da Belotur, por meio de edital, são a Praça da Estação, na região Central, e na avenida Brasil, na Zona Sul da capital. Para inaugurar a festa, o palco da Praça da Estação receberá, a partir de 19h desta sexta-feira, um grande encontro de blocos da cultura africana, quando são esperadas cerca de 20 mil pessoas, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte. Igualdade racial e a luta contra a homofobia darão o tom da festa.

Até a criançada não ficará de fora da folia e contará com um”Carnavalzinho” próprio. Será montado no Parque Municipal, no Centro de BH, um palco para embalar a festa dos pequenos. O evento está previsto para domingo, a partir das 9h.

Palco Estação

No sábado, a partir das 18h30, os compositores Dudu Nicácio, Gilmar do Cavaco e o cantor Mandruvá prometem tirar o samba do pé dos milhares de foliões no coração da cidade. Já no dia seguinte, o samba Grupo Novo Jeito abre a festa, às 18h.

Em seguida, às 20h30, será a vez do compositor Lulu do Império tocar samba de raiz. Inspirada nos bailes tradicionais, a Orquestra Royal agita o carnaval com hinos que viralizaram na internet, como “Selfolia”, “Manja Rolha”, “Não Enche o Saco do Chico”, “Sudorese em BH”, “Prefeito, Libera o Cooler” e “O Baile do Pó Royal”.

O terceiro dia de folia contará com a cantora da nova geração Paula Sete, que promete embalar a noite com ritmos da MPB, dance music e axé. Às 20h30, a banda Delegas Samba Clube, composta pelo violonista e compositor Thiago Delegado, pela cantora paulistana Fabiana Cozza e pelo cantor Fernando Bento apresentam temas tradicionais, sambas enredo, sambas de roda e sambas-canção. A tradicional banda Zé da Guiomar fecha a noite com os clássicos do samba a partir das 22h30.

No último dia, os Garotos do Pagode animam a abertura da festa, às 20h30. Na sequência, será a vez do samba de Carla Gomes. O Baile Maguá fecha a programação do Palco Oficial da Praça da Estação, com uma apresentação que passeia por vários ritmos brasileiros, caminhando pelo samba, samba rock, axé, pagode e rock, com uma pegada carnavalesca. No repertório, Jorge Ben, Tim Maia, Caetano Veloso, Skank e Ivete Sangalo.

Palco Guaicurus

As atrações da Guaicurus começam no domingo. Às 22h30, quem abre a folia com muito samba de roda é Ricardo Barrão e Banda. Em seguida, a Orquestra Mineira de Brega apresenta os refrões mais conhecidos da música brasileira e dos sucessos internacionais. O repertório vai de clássicos como Fogo e Paixão de Wando e Aguenta Coração de José Augusto, aos hits gringos It must have been love do Roxette e Total Eclipse of the Heart de Bonnie Tyler.

Na segunda, representando a região do Barreiro, a Escola Estrela do Vale sobe ao palco com todo o brilho a partir de 22h30. Fundada em 14 de março de 2009, a agremiação estreou no Carnaval de Belo Horizonte em 2010 e já conquistou duas vezes a terceira colocação. Às 2h30, a banda Swing Safado comanda a folia.

Quem abre o Palco Guaicurus no último dia de folia é Evandro MC, às 22h30. Durante a madrugada, às 2h30, entra em cena o Bloco Havayanas Usadas.

Para o presidente da Belotur, Aluizer Malab, a novidade brinda o brilho da região histórica de Belo Horizonte. “A região já é rota consagrada da folia. A proposta é dar ainda mais força ao movimento e presentear moradores e turistas com a diversidade cultural do município de forma organizada e democrática”.

Palco Avenida Brasil

O carnaval no Palco Avenida Brasil abre com o repertório variado do Bloco do Approach, no sábado, às 12h.  O bloco, surgido em 2009, é um dos protagonistas do ressurgimento do Carnaval de Rua de Belo Horizonte. Às 18h, a DJ Cris Brasil embala os foliões. A envolvente bateria da Imperatriz Mineira entra logo em seguida, às 20h30.

No domingo, a partir das 16h30, o musicista Dê Lucas apresenta um vasto samba autoral. Às 18h30, o Me Beija que Eu sou Pagodeiro relembra o pagode dos anos 1990 com releituras de Molejão, Só pra Contrariar, Raça Negra, entre outros. O pagode e o samba do Nossa Roda agita a festa às 20h30.

O apresentador, ator e compositor Saulo Laranjeira abre o último dia de apresentações, às 16h30. O batuque e as canções diretas do samba do Oi de Gato entra na avenida às 18h30. Às 20h30, com muita irreverência, quem comanda o palco é o Chorando Jazz.

Com Belotur

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!