Carnaval molhado! Previsão é de chuvas isoladas nos próximos dias de folia em BH

Yuran Khan/Bhaz

Foliões em Belo Horizonte terão de se adaptar ao mau tempo para manter o brilho do Carnaval. Isso porque a chuva que atinge a capital neste domingo (26) deve se estender para os próximos quatro dias, segundo estimativa da Defesa Civil. Essas condições, inclusive, levaram o órgão municipal a emitir um alerta sobre o risco de temporais e ventos forte. O aviso é válido até segunda-feira (27).

Na manhã deste segundo dia de folia, a reportagem do Bhaz esteve em Morro Vermelho, distrito de Caeté, na região metropolitana, onde chovia forte. No local, centenas de foliões se concentravam para acompanhar o bloco PPK.

Até o período da manhã, a região do Barreiro era a que havia registrado o maior volume de chuva em BH — 242 mm, conforme anotou a Defesa Civil. A média histórica para o mês, considerando as nove regionais da capital, é de 188,4 mm.

Segundo o Centro de Climatologia da PUC Minas, a intensificação de áreas de instabilidade atmosféricas na região Sudeste do país provoca o mau tempo na maior parte do Estado, especialmente na capital mineira.

Neste domingo de Carnaval, quando 70 blocos ocupam as ruas — segundo informações da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) — a folia acontece debaixo chuva. São esperadas precipitações a qualquer hora do dia em toda a extensão da capital e região metropolitana, informa a Defesa Civil. A estimativa é de volume de chuva entre 30 a 50 mm, com rajadas de ventos em torno de 50km/h.

O serviço meteorológico da PUC Minas espera registrar temperaturas variando entre 17°C e 27°C com umidade relativa do ar à tarde em torno de 60% na tarde de hoje.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!