Ladrão é surpreendido por pegadinha ao tentar furtar celular em bloco de BH

Reprodução/Facebook

O ator Fabiano Lana, de 32 anos, acompanhava nesta segunda-feira (27) o bloco Havayanas Usadas, no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, quando sentiu a mão leve de um rapaz mexendo em um dos bolsos da sua bermuda. Nesse instante, percebeu que havia sido furtado, mas nem se importou. Pelo contrário, caiu na risada com os amigos. Isso porque o folião, que já teve o celular roubado em outros Carnavais, resolveu “dar o troco” desta vez.

“Quando levaram o primeiro aparelho num bloco no ano passado, fiquei pensando: tenho que dar um jeito de vingar isso!”, contou ao Bhaz.

E conseguiu. O ladrão que pensou que estaria levando mais um celular na manhã desta segunda se deparou com um protótipo de smartphone feito de madeira, com as arestas cuidadosamente lixadas e envolto em fita isolante preta — assemelhando-se ao formato do disputadíssimo iPhone no mercado negro. “Já até sei como eles agem. Vão tocando os bolsos para ver qual carrega o celular. Então enfiam a mão e vão embora”, relata.

De acordo com o inventor, foram produzidos quatro exemplares do protótipo, que ficam distribuídos nos bolsos enquanto curte a folia sem preocupação com furtos. “Infelizmente um já foi roubado, mas ainda tenho os outros. Já me disseram até para vender alguns para a galera ir ao Carnaval”, revelou à reportagem, enquanto se preparava para aproveitar mais um bloco nas ruas de BH.

Precauções

A Polícia Militar (PM) informou que o número total de furto de celulares durante a folia em BH será divulgado somente após o feriado, na quinta-feira. Entretanto, o porta-voz da corporação, tenente Cristiano Araújo, adiantou que, até o momento, já foi possível notar uma redução no número de casos em comparação ao mesmo período do ano passado.

Araújo ainda orienta os foliões a não expor os aparelhos sem necessidade e, quando o fizer, que busque locais de menor concentração de pessoas. “Caso realmente seja necessário manipular o aparelho, que o folião se dirija a uma área onde não esteja com a visão periférica prejudicada, o que ocorre nos locais de grande concentração”, adverte. “Ou então que vá até algum comércio próximo, onde há monitoramento, para fazer o uso do celular.

A PM orienta ainda que o folião não reaja em casos de roubo. Nesse domingo, um jovem que acompanhava um bloco no bairro Castelo, na região da Pampulha, foi esfaqueado ao ter o celular roubado. Até o início da tarde desta segunda-feira, ele seguia internado.

Atualizadas às 08h do dia 28/02/2017

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!