15 razões pelas quais BH poderá ter o melhor Carnaval do Brasil

Por Leo Ziller*

As famosas listas: 15 razões pelas quais BH vai entrar pesado na disputa do melhor carnaval do país do Carnaval:

1.

Minas tem a melhor cachaça do mundo. Não precisa ser muito inteligente para saber onde reside a caipirinha mais arretada do planeta. Acha irrelevante? Experimente e depois a gente conversa .

2.

O Carnaval daqui é recente. Então você (ainda) se hospeda em excelentes hotéis por preços ÓTIMOS, sem aquela sensação de alguns carnavais por aí onde hotéis cobram valores “de Europa” (na alta temporada). Só procurar que vai se surpreender.

3.

Espia só quem deu o ar da graça por aqui só esse ano: Nando Reis, Wesley Safadão, Vintage Culture, #secreto, Paralamas do Sucesso, Afrojack, Patati Patatá, Gustavo Lima, Baile do Dennis, Sargento Pimenta, Banda Eva, Camarim, Baile da Favorita, João Brasil, Nego do Borel, DJ Marlboro, Galantis, Tuca Fernandes, Gabriel O Pensador, Bochecha, Baile da Preta, Baile do Abravanel, Jammil, Bloco Camisa Preta ( rock’n roll!), Matheus e Kauan, Sorriso Maroto, Carrossel de Emoções entre outros diversos! .

[ Nota da Redação ] Desculpe-me, mas de vc não curte nenhuma dessas atrações, pode mudar de pais no próximo Carnaval

4.

As pessoas entram realmente no clima, sem nenhum preconceito, saem super fantasiadas, isso muda TUDO! Outras nem tanto e ninguém está nem aí pro vestuário alheio (só sapatênis não são permitidos, hehe ?) Just Kiding, não resisti.

5.

BH tem blocos e festas de rua durante todos os dias, pequenas, médias e grandes, realmente todos os dias e, se quiser eventos fechados, são dos mais variados, seguros e ecléticos do país, também diariamente e em todos os bairros. Sempre com o espírito carnavalesco em altíssimo grau e com o apoio massivo da prefeitura e demais órgãos públicos (aleluia!). Aqui existem blocos com tamanhos de 300 a 150.000 pessoas. Basta escolher o roteiro, abrir o sorriso que o resto flui naturalmente ?

6.

A culinária mineira é, por si só, uma atração à parte! Todo o mundo já sabe disso. Se sobrar algum tempo para comer, não perca a oportunidade! Lembre-se: torresmo não é pipoca, vale maneirar. Já a cachaça, somente no Carnaval, pode sim ser confundida com água durante esses dias.

7.

Várias das melhores cervejarias artesanais do país são de BH, existe inclusive um carinhoso apelido velado de sermos a “Bélgica brasuca” pela qualidade das mesmas. Carnaval combina ou não com cerveja? Temos tido diversos bares de Absolut drinque e de gim tbém nos eventos. Ou seja, sede vc não vai passar.

8.

O roteiro da folia é extremamente fácil: existe um circuito sempre PERTO em BH, vindo desde o Mercado Distrital do Cruzeiro, passando pela Savassi, Praça da Liberdade, Afonso Pena, Serraria Souza Pinto, Centro e Rua Guaicurus que você pode ir a pé.

É festa e bloco, um atrás do outro. E é bem possível que você faça esse circuito a pé mais rápido que de carro em algumas situações. Vale o passeio, uma boa parte da programação faz-se caminhado nesses locais e por perto deles.

Já o Mineirão e Mirante são atrações incríveis à parte, ambas imperdíveis, com MEGA atrações! Detalhe: Você vai gastar bem pouco de táxi ou Uber pra chegar até eles.

9.

Segurança: Carnaval é Carnaval, milhões de pessoas nas ruas (e nessa multidão tem de tudo). MAS, de todos os grandes carnavais que já fui, BH é o mais “tranquilo” disparado que já presenciei. Óbvio que podem ter exceções, mas a REGRA por aqui é a PAZ. Sempre foi. Não se espante se alguém derrubar sua cerveja e falar a palavra mágica: “Desculpe-me”. Se ele te oferecer outro drinque, não tome isso como pessoal, acontece até com uma certa frequência aqui na Geraes. Aceite.

Mineiro em geral mantém essa antiga tradição ultrapassada e bem vinda de ser cortês com terceiros.

10.

As festas privadas: muito pouco provável que tu veja tantas festas com essa quantidade de atrações com o clima TÃO festivo e tranquilo quanto BH e com uma produção TÃO bem feita. Todas ao mesmo tempo agora, tem que se escolher. É admirável! Agora várias das principais atrações mais cogitadas tem vindo por aqui no carnaval. Como não tinha carnaval aqui até pouco tempo atrás, acho que resolveram caprichar mais que o normal nas atrações esse ano.

11.

Valores $$: para um fds nacional, durante um dos feriado dos mais tradicionais do país e famoso no mundo inteiro, BH ainda é “Barata” comparada às demais, vc vai realmente se espantar com os valores (justos) dos hotéis.

Já os preços de ingressos são, em sua maioria, MUITO em conta.

12.

As mineiras são geneticamente modificadas, capricharam na beleza e simpatia acima da média. E, para não ser preconceituoso, os mineiros são mais feios que o normal, mas são mais gente fina que a média nacional pra compensar
?

13.

Receber bem em BH é uma tradição. Se você souber ter um mínimo de educação, vai receber a gentileza em dobro, na grande maioria das vezes.

14.

Serviço: aqui, principalmente em festas privadas, ouvir algo como “nunca vi nada parecido” acontece com uma certa frequência (não sou eu quem digo, então só basta) . Pouco provável que vc passe perrengue em festas daqui.

15.

Se der tempo, prove um pão de queijo. Com café. E depois me diga se valeu a pena ?

O Carnaval em BH veio pra ficar.

Se você não veio este ano, coloque na sua rota ano que vem.

A chance de se arrepender é mínima!

BÔNUS: Tire dois dias para ir ao Inhotim ou à Serra do Cipó.

Sua alma agradece, pode crer.


Leo Ziller é produtor de eventos em Belo Horizonte há mais de 20 anos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!