Home Carnaval 2017 ‘Fora Temer’ ganha apoio de blocos durante o Carnaval de rua em BH

‘Fora Temer’ ganha apoio de blocos durante o Carnaval de rua em BH

Um mesmo grito tomou conta de parte das apresentações dos blocos que saíram às ruas de Belo Horizonte neste Carnaval. Em sete ocasiões, equipes de reportagem do Bhaz flagraram baterias acompanhando foliões que bradavam: “Fora Temer!”. Então, Brilha!, Volta Belchior, Juventude Bronzeada, Alô Abacaxi, Corte Devassa, Filhos de Tcha Tcha e Tchanzinho Zona Norte engrossaram o coro que defende a saída do atual presidente Michel Temer (PMBD). Uma demonstração que reflete o momento de crise no país, na avaliação do professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fábio Wanderley Reis.

“Isso demonstra o tamanho da crise político-econômica que estamos vivendo. E, além disso, mostra que existe uma reação popular, mesmo diante das incertezas sobre o futuro do Brasil. Isso pode ser visto no tanto no Carnaval organizado por moradores de regiões periféricas da cidade quanto nos protestos de pessoas de classe média. Independentemente do posicionamento que defendem”, avalia Reis.

Baterias e vocalistas de alguns dos principais blocos de BH endossaram a manifestação popular. Foi assim com o Então, Brilha!, um dos maiores da capital. Durante o cortejo, os gritos de protesto foram incentivados pelos percussionistas.

De acordo com o organizador e maestro do Brilha, Di Souza, o posicionamento do bloco reflete o que a população pensa. “O Carnaval de BH é algo político e revolucionário. Mesmo sendo um cortejo que atinge vários tipos de pessoas, nós nos preocupamos em dar voz às minorias”, diz. “O bloco surgiu da militância à favor da ocupação da cidade e vamos fazer valer isso. O ‘Fora Temer’ não foi um grito só do ‘Então, Brilha!’, mas de todo o Carnaval. Por isso, nós apoiamos. Assim como incentivamos pautas LGBTs e de todas as minorias na luta por um país melhor”, afirma Souza.

A manifestação por parte dos foliões ocorreu até mesmo em blocos que tentaram evitar que o assunto fosse abordado. Ao microfone, o vocalista do Baianas Ozadas, por exemplo, pediu para as pessoas deixarem de lado o que definiu como “problemas sociais” ao ouvir gritos de “Fora Temer”. Confira o vídeo gravado por Lucas Sousa:

Acompanhe o Bhaz também no Youtube assinando nosso canal.

Comentários

Rafael D'Oliveira

Rafael D'Oliveira é jornalista e redator do portal Bhaz

Carregar mais em Carnaval 2017