Após manifestação, PBH garante repasse de verba para o Hospital Sofia Feldman

Reprodução/PBH

Na manhã desta quarta (8), o prefeito Alexandre Kalil (PHS) reuniu-se com funcionários do Hospital Sofia Feldman e anunciou a liberação de R$ 5 milhões voltados para reestruturar a crítica situação financeira da unidade. “Nós vamos liberar 5 milhões de reais, imediatamente, porque a saúde não pode esperar”, afirmou o gestor municipal.

O prefeito afirma que a verba sairá da Secretaria de Saúde e será suficiente para “retornar o hospital à normalidade por um bom tempo”. Kalil também marcou uma reunião em Brasília com deputados federais mineiros para tratar da situação.

“Já mobilizamos a bancada mineira, pois temos problemas gravíssimos que precisamos resolver. BH é a terceira capital do país e tem o vigésimo orçamento de SUS. Esse é um dos assuntos gravíssimos que nós temos que resolver. Saúde não é política, saúde é humanidade. E nós vamos agir assim para todo lado. O abandono político que aconteceu nessa cidade é muito sério”, explicou Kalil.

Manifestação

Também na manhã desta quarta, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma manifestação reuniu dezenas de funcionários, pais e mães de crianças na portaria do Hospital Sofia Feldman, localizado no bairro Tupi, Zona Norte da capital.

A unidade, que é referência nacional em maternidade e obstetrícia, passa por uma situação financeira calamitosa. Segundo o Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a cada mês cerca de R$ 1 milhão ficam em falta para que o hospital funcione normalmente.

A reivindicação principal dos manifestantes era o repasse de verba para o pagamento de salários atrasados e para evitar o fechamento de 40 dos 170 leitos do hospital.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!