Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos e ganha outras mudanças

Enem 2017
Reprodução/EBC

O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.  Neste ano as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro – e não mais em um único fim de semana. As inscrições estarão abertas entre 8 e 19 de maio e o resultado sairá no dia 19 de janeiro de 2018.

O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quinta-feira (9), em coletiva de imprensa, as mudanças previstas para a realização do Enem 2017. As medidas são resultado de debate do MEC com a sociedade, por meio da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano. Além da mudança das datas, foram anunciadas as seguintes alterações:

Redação

­A  redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Certificação

O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Segurança

Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificados com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.

Atendimento

A aplicação em dois domingos soluciona a situação dos sabatistas, que acessavam o local de prova no mesmo horário dos demais, mas só começavam a responder as questões às 19h. Os participantes que guardam o sábado por questões religiosas, e representaram 76 mil inscrições em 2016, não ficarão mais submetidos ao confinamento de 5 horas.

Tempo adicional

A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento.

Isenção

Além da isenção da taxa para concluintes do Ensino Médio, agora os cadastrados no CadUnico também estarão isentos da taxa. Outro detalhe, beneficiários da isenção da taxa que não comparecerem na prova e não justificarem a ausência, perdem o direito ao benefício no ano seguinte.

Dados

Não haverá mais resultados do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas.

Enem 2017
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Consulta Pública

As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo ministério entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Mais de 600 mil pessoas participaram. Foram feitas três perguntas. A primeira questionava em quantos dias o Enem deveria ser aplicado. Do total, 63,7% preferiu a aplicação em dois dias, enquanto 36,3% votaram pela aplicação em apenas um dia.

A segunda pergunta complementava a anterior ao consultar a população se, caso o exame continuasse sendo aplicado em dois dias, quais deveriam ser essas opções. Dos consultados, 42% votaram por provas em dois domingo seguidos, 34% por domingo e segunda-feira (que se tornaria um feriado escolar), e 23%, a minoria, votaram pela manutenção das provas no sábado e domingo de um mesmo fim de semana.

A terceira questão buscou a opinião dos brasileiros sobre a aplicação do Enem por computador, mas 70% votaram contra.  Também foi dada ao participante a oportunidade de fazer sugestões para o aprimoramento do exame em um texto de, no máximo, 300 caracteres.

Com Ministério da Educação e Agência Brasil 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!