Sabia que três municípios de MG voltam às urnas neste domingo? Entenda

Reprodução/EBC

Eleitores de três municípios mineiros voltarão às urnas para a escolha do prefeito neste domingo (12). Isso, porque a eleição dos candidatos que receberam a maioria dos votos nesses locais, em outubro do ano passado, acabou sendo anulada pela Justiça eleitoral, que apontou obstruções para que assumissem os cargos.

Acúmulo de funções e rejeição de contas públicas são os principais motivos que levou o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) a indeferir o registro de candidatura de três candidatos com a maioria de votos. Com isso, eles não chegaram à diplomação — ato que habilita o candidato a assumir a cadeira de prefeito.

Alvorada de Minas

Esse é o caso do candidato escolhido pelos eleitores de Alvorada de Minas, na região Central do Estado. Danilo da Saúde (SD), que recebeu a maioria dos 4,2 mil votos, teve a candidatura indeferida por acúmulo de cargo.

A Justiça Eleitoral entendeu que, apesar de Danilio ter se desincompatibilizado do cargo de secretário municipal, não se afastou das funções, tendo praticado atos como servidor público no período vedado.

Eleitores agora terão fazer a nova escolha entre três candidatos a prefeito: Carlos Frederico Caldeira de Abreu (PMDB), Cleber do Esporte (PTdoB) e Vitor de Salvador (SD).

Alvorada de Minas conta com 13 seções eleitorais, distribuídas por quatro locais de votação. Serão utilizadas 13 urnas eletrônicas e mais seis de contingência. Para organizar os trabalhos de votação, estão convocados para trabalhar 52 mesários.

Ervália

O município da Zona da Mata mineira terá de escolher o novo prefeito entre os candidatos Alex Ruela de Almeida (PSDB) e Eloisio Cunha (DEM).

Edson Rezende (DEM), candidato mais votado no ano passado, teve as contas públicas rejeitadas pela Justiça eleitoral e não pôde assumir a cadeira de prefeito.

Há 50 seções eleitorais no município, que estão distribuídas por 14 locais de votação. Serão utilizadas 50 urnas eletrônicas e sete de contingência. Foram convocados 200 mesários para organizar a votação.

São Bento Abade

Localizado no Sul de Minas, São Bento Abade também voltará às urnas neste domingo pelo mesmo motivo: lá, as contas da candidata que angariou o maior número de votos no ano passado, Janete Rezende Silva (PSDC), foram reprovadas pela Justiça eleitora.

Assim, os eleitores terão de fazer a opção entre três candidatos: Eneias Machado de Souza (PTB), Nono (PDT) e Jane Rezende Silva Elizei (PT), que é irmã de Janete — que teve candidatura anulada.

Na cidade, são 11 seções eleitorais, em dois locais de votação. Serão utilizadas 11 urnas eletrônicas e três de contingência. Estão convocados 44 mesários para trabalhar na organização dos trabalhos de votação.

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!