Kalil anuncia Guarda Municipal 24h por dia em praças públicas da capital

Reprodução/PBH

Belo-horizontinos terão mais segurança nos espaços públicos da cidade. Ao menos foi essa a intenção do prefeito Alexandre Kalil (PHS) ao anunciar, no domingo (12), a presença permanente da Guarda Municipal na Praça do Papa, na Zona Sul, e em outros pontos da capital.

Segundo o administrador municipal, o cartão postal de Belo Horizonte, que foi palco de homicídio há pouco mais de um ano, representa apenas o ponto de partida para a “requalificação” das áreas públicas.

“Começamos a ocupação dos espaços públicos da região Centro-Sul e do Hipercentro. Hoje [ontem], o poder público ocupou a Praça do Papa através da Guarda Municipal”, manifestou o prefeito por meio das redes sociais.

Dados  do portal “Minas em Números”, do Governo do Estado, mostram que Belo Horizonte registrou média de cinco roubos a cada hora todos os dias, até outubro de 2016 — data em que os últimos números foram apresentados. Entre janeiro e outubro de 2016, 38.834 pessoas foram vítimas desse crime — número 97% superior ante o mesmo período de 2012.

Com o intuito de reverter essa situação, o prefeito Alexandre Kalil esteve ontem na Praça do Papa, na companhia do secretário Cláudio Beato (Segurança Urbana) e do Rodrigo Sérgio Prates, comandante da Guarda Municipal, para anunciar o reforço da segurança no local.

“É a requalificação da ocupação urbana, que consiste em reordenar as ações para que os espaços voltem efetivamente a serem públicos”, disse o secretario na ocasião.

Ao Bhaz, o vereador Mateus Simões, que acompanhou a reunião com o prefeito em praça pública, contou que Kalil ainda “reforçou” a promessa de dobrar o efetivo da Guarda Municipal até 2020.

“Praticamente foi feito o compromisso de manter guardas municipais por 24 horas nas praças do Centro-Sul e o secretário reafirmou o compromisso de dobrar o contingente [da Guarda] até o fim do mandato”. Nas contas do vereador, caso o prefeito cumpra a promessa, a capital contará com mais 10 mil agentes de segurança pública nas ruas da capital.

“Temos hoje um efetivo de 2,5 mil homens da Guarda Municipal e 6 mil policiais militares nas ruas. Então esse compromisso vai cumprir o papel da segurança pública em Belo Horizonte”.

Segundo informou a assessoria da Prefeitura de Belo Horizonte, entre os espaços que serão vigiados em tempo integral pela Guarda Municipal estão o entorno da Lagoa da Pampulha, o parque e o mirante das Mangabeiras, a Praça JK e o Hipercentro de Belo Horizonte.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!