Desvende os mistérios do cérebro em oficinas interativas no Espaço do Conhecimento UFMG

Espaço do Conhecimento
Divulgação

Mas, afinal, como funciona nossa cabeça? Essa é a pergunta chave das atividades da “Semana do Cérebro”. O Espaço UFMG do Conhecimento vai levar o público para uma viagem pelo cérebro humano. Serão várias oficinas interativas e experimentos gratuitos abertos ao público. O evento será realizado nesta quinta (16) e sexta (17), das 9h às 16h.

São quatro atividades diferentes. A primeira, “Estrutura do cérebro” expões modelos anatômicos de diversas espécies: roedores, abelhas, peixes e, claro, do ser humano. Com o microscópio o público poderá ter a experiência de visualizar o tecido nervoso.

Na seção seguinte, “Funcionamento do Cérebro”, haverá demonstrações de experimentos que revelam a origem elétrica das funções dos neurônios. Um deles usa uma pata de uma barata para mostrar como os músculos se contraem em resposta a uma estimulação nervosa.

Espaço do Conhecimento
Divulgação

Já na atividade “Sentidos Químicos”, vários exemplos de ações do cotidiano apontam como o paladar depende do olfato. Com o nariz tampado, o visitante será convidado a provar o molho inglês e perceberá que não sentirá nada. Outros elementos também participam do sabor: com a língua seca, a pessoa não sentirá o sal. Apenas quando a saliva participa do processo, o gosto aparece.

Todos esses fatos levam à última seção: “Mitos e Verdades”, na qual o público seleciona uma carta em que há a descrição de um mito em neurociências. O participante responderá se acha a afirmação falsa ou verdadeira. Em seguida, um mediador explicará o fenômeno. Todas essas atividades integram a programação “O que você tem na sua cabeça?”

Semana do Cérebro 

A Semana do Cérebro é uma iniciativa da Dana Foundation, entidade filantrópica norte-americana que patrocina pesquisas sobre o tema. Há três anos, a UFMG promove o evento por meio do programa de Pós-Graduação de Neurociências juntamente com o Núcleo de Neurociências (NCC). Também haverá atividades na Escola de Engenharia, na Faculdade de Educação, no Centro de Atividades Didáticas 2 e na Escola de Arquitetura. Confira a programação completa aqui.

O evento faz parte de um movimento mundial para que o conhecimento sobre o cérebro não fique restrito às quatro paredes de um laboratório. Essa desmistificação pode ser instigante e interativa, com exemplos práticos que tornam mais fácil o entendimento da nossa mente.

SERVIÇO

“O que você tem na sua cabeça?”

Quando? 16 e 17/3, das 9h às 16h

Onde? Espaço UFMG do Conhecimento (Praça da Liberdade, s/n, Funcionários)

Valor? Gratuito

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!