Financiar ou pagar à vista? Veja qual a melhor forma para comprar seu imóvel

Divulgação/Casa Mineira

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

Na hora de comprar a casa própria, surgem diversas dúvidas. A principal delas é sobre a forma de pagamento. É melhor fazer um financiamento, parcelar o pagamento, ou juntar o dinheiro necessário e pagar à vista? A Casa Mineira te explica.

As taxas de financiamento habitacional são muito atrativas, principalmente se comparadas à taxa básica de juros – SELIC (utilizada para definir o piso dos juros no país), logo, a regra básica para você saber se é ou não hora de investir em um financiamento é simples:

Juros

O importante é estar sempre de olho na taxa Selic. Se ela estiver maior que a taxa de financiamento habitacional em mais de 20%, então é negócio fazer uma mistura entre aplicação financeira e financiamento. Ou seja, deixar parte do dinheiro aplicado e financiar o maior montante. Com essa economia, a entrada para a compra do imóvel poderá ser maior e não pesará tanto no orçamento.

Saia do aluguel

Usado com inteligência, o financiamento pode ser uma excelente opção para quem deseja comprar um imóvel, principalmente se for o primeiro. Para quem vive de aluguel, por exemplo, o valor da parcela de um imóvel pronto para morar pode substituir o aluguel pago mensalmente.

Agora, se o imóvel for comprado na planta, aluguel e prestação deverão se somar, o que tornará o processo tão pesado quanto poupar para comprar à vista. Portanto, se você mora de aluguel, financeiramente falando, a compra de um imóvel pronto é mais vantajosa.

Divulgação/Casa Mineira

E se os juros abaixarem após a compra?

Neste caso, há duas possibilidades. A primeira é utilizar o recurso aplicado para quitar o financiamento, opção acessível, já que o sistema SAC (Sistema de Amortização Constante), utilizado na grande maioria dos financiamentos, cobra apenas os juros do período utilizado em caso de quitação ou amortização.

A segunda é fazer a portabilidade de seu financiamento para uma taxa mais competitiva em outra instituição financeira.

Vale lembrar que, durante os últimos 15 anos, em apenas 1 ano, a taxa Selic esteve próxima dos juros de financiamento habitacional. Portanto, o histórico mostra que o habitual é estar sempre acima dos 20% que mencionamos e, consequentemente, financiar pode ser uma opção segura e vantajosa.

Oportunidades

  • Condições especiais: muitos bancos possuem melhores condições para diversos tipos de clientes, afinal, para eles um relacionamento de vários anos, como é o caso do financiamento pode permitir que você faça mais negócios no futuro, já que eles entendem e comprovam, por meio de estudos, que clientes fidelizados pelo financiamento habitacional terão um longo histórico com o banco.
  • Descontos: Há também a possibilidade de conseguir descontos nas taxas com pequenas ações: débito automático da prestação do financiamento, transferência da conta salário para o banco, dentre outras, que, sem dúvida, vale a pena observar e seguir.

Resumindo, um bom investimento imobiliário é aquele que se faz de forma consciente e principalmente respeitando os limites de seu orçamento. Por isso, sua escolha dependerá não apenas das taxas envolvidas, mas principalmente do seu planejamento econômico para o futuro.

E ai, surgiu alguma dúvida? Acesse agora o portal de financiamento da Casa Mineira e converse com um consultor especializado da Casa Mineira. Clique aqui (ou acesse pelo link: http://www.casamineira.com.br )

SERVIÇO

O que? Imobiliária Casa Mineira
Onde? Rua Califórnia, 200 – Sion ● Avenida Francisco Deslandes, 780 – Anchieta ● Rua Conde de Linhares, 264 – Cidade Jardim ● Avenida Mario Werneck, 597 – Buritis ● Rua André Cavalcanti, 613 – Gutierrez ● Avenida do Contorno, 7891 – Lourdes
Funcionamento? Vendas: segunda a sexta, das 8h às 21h; sábado, das 8h às 18h; e domingo, das 8h às 14h ● Locação: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 12h
Contato? Vendas: 2536-9000 ● Locação: 3285-3005