Justiça determina funcionamento mínimo do metrô, mas trabalhadores mantêm greve geral

Paralisação fará parte de ato nacional contra a Reforma da Previdência (Yuran Khan/Bhaz)

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em BH obteve liminar, no fim da tarde desta quarta-feira (14), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A decisão aponta que ao menos metade dos trens deve estar em funcionamento e, durante o horário de pico, 80% das composições devem atender o belo-horizontino. E, para isso, “devem ser usados quantos trabalhadores foram necessários”. Os metroviários, no entanto, mantêm a greve geral.

“Fica determinado o funcionamento de no mínimo 80% dos trens, no horário das 5h30 às 10h e das 16h às 20h, de segunda à sexta-feira, e de, no mínimo 50% nos demais horários e dias da semana. O metrô deve permanecer em atividade e devem ser usados quantos trabalhadores forem necessários para o cumprimento de tal determinação”, diz trecho da decisão.

Multa por descumprimento

A decisão do TRT impõe ainda multa de R$ 250 mil por dia, a ser paga pelo Sindimetro-MG, o sindicato dos metroviários, em caso do não cumprimento da liminar.

O TRT determinou ainda a notificação da BHTrans, da Setop, da Transcon – responsáveis pelos coletivos em BH, intermunicipais e em Contagem – informando sobre a escala deferida, afim de que seja viabilizada a adequação das linhas de ônibus e o aumento do número de veículos em circulação durante o horário em que não haverá trens.

O Comando da PMMG também foi informado quanto à decisão liminar para que tome as providências que entender cabíveis.

Metroviários mantêm a greve

O Sindimetro-MG, afirmou que a greve está mantida. A presidente do sindicato, Alda Lúcia Fernandes, afirmou ao Bhaz que eles ainda não foram notificados oficialmente sobre a decisão judicial. “Como ainda não recebemos a notificação, os trens estarão todos parados amanhã, a greve acontecerá”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!