Hospital do Barreiro vai operar com 100% da capacidade, promete Kalil

Vander Bras/PBH

O Hospital do Barreiro, em Belo Horizonte, que atualmente opera em apenas 20% da capacidade, passará a funcionar integralmente. Ao menos foi o que garantiu, nessa quarta-feira (15), o ministro Ricardo Barros (Saúde) durante encontro com o prefeito Alexandre Kalil (PHS), em Brasília.

“Abrimos o Hospital do Barreiro. Acabo de sair, junto com parte da bancada mineira, de uma reunião com o Ministro da Saúde. Agora, só falta assinar os papéis”, postou o gestor municipal no Facebook após o encontro.

De acordo com o deputado federal Laudivio Carvalho (PMDB-MG) — um dos parlamentares que acompanhou o encontro com o titular da pasta —, ficou garantida a assinatura de convênio entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o governo federal. Com isso, o município deve contar com os repasses necessários para o funcionamento pleno da instituição.

“O próximo passo para garantir os recursos é o cumprimento das medidas burocráticas para a assinatura do convênio”, explicou o parlamentar em um publicação no Facebook.

Questionada, a Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que o prazo para o “início da ativação plena do hospital depende do plano operativo, que fará maior detalhamento do custeio e do período em que cada setor poderá estar ativado”.

A pasta informou ainda que o custeio do hospital depende, em maior parte (50%), de repasses do governo federal. O restante do investimento é dividido entre o governo do Estado (25%) e município (25%).

Abaixo da capacidade

Inaugurado em 2015, o Hospital Doutor Célio de Castro — também conhecido como Hospital do Barreiro — vinha operando em apenas 10% da sua capacidade até meados de 2016.

Naquele ano, portaria publicada pelo Ministério da Saúde estabelecia a transferência de R$ 15 milhões anuais, a partir de então, divididos em 12 parcelas mensais de R$ 1,2 milhão — o que serviu como alento para restabelecer parte dos atendimentos à época.

*Atualizada às 15h40 desta quinta-feira (16)

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!