Kalil cobra de Temer recursos para saúde e reativação do Aeroporto da Pampulha

Reprodução/Facebook

O prefeito Alexandre Kalil (PHS) se reuniu nessa quarta-feira (15) com o presidente Michel Temer (PMDB) e o ministro Ricardo Barros (Saúde) em Brasília. Em mensagem publicada nas redes sociais, o gestor municipal revelou que o motivo do encontro foi buscar a retomada dos voos comerciais no Aeroporto da Pampulha e investimentos para os hospitais credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Acabo de sair de uma audiência com o presidente da República. Cobrei dele atenção aos graves problemas dos hospitais de Belo Horizonte. Os assuntos em pauta foram a reabertura do Aeroporto da Pampulha e a saúde na cidade”, diz mensagem publicada no Facebook.

Em fevereiro, Kalil declarou que cobraria da União um passivo de R$ 200 milhões que, segundo ele, deixou de ser repassado à saúde pública de Belo Horizonte, em 2016. Ainda conforme o prefeito, o déficit corresponde ao custeio e financiamento dos dos serviços do SUS prestados pelas instituições de saúde do município ao longo do ano passado.

Aeroporto da Pampulha

Na mesma época, o prefeito usou as redes sociais para manifestar interesse em retomar os voos comerciais no Aeroporto da Pampulha. Atualmente, o terminal opera apenas com aeronaves de pequeno porte, em trajetos interestaduais.

Entretanto, conforme mostrou recentemente o jornal “Folha de S. Paulo“, o Ministério dos Transportes já se posicionou contrário à proposta da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) de restabelecer as operações na Pampulha.

Segundo a publicação, um parecer elaborado pela pasta avalia que a medida “não é recomendável”, uma vez que desagrada os sócios privados dela na BH Airport.

A empresa administradora do Aeroporto de Confins, na avaliação do ministério, seria prejudicada pela concorrência do Aeroporto da Pampulha.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!