Bicirangos! Bike produz suco, drinks e café a partir de pedaladas

Divulgação/Bicirangos

Já pensou em beber um suco ou tomar um café feito por uma bicicleta? Pois é exatamente essa a proposta de uma bike que está rodando por BH. A Bicirangos foi criada em 2015 pelo DJ e produtor cultural Luíz Valente. Se trata de uma bicicleta com um liquidificador ou uma máquina de café acoplado na parte traseira.

O cliente, então, tem a oportunidade de fazer a bebida que vai consumir. “A ideia foi estabelecer esse vínculo entre a mercadoria e o consumidor”, comenta Luíz Valente. Além de participar do processo de produção e fazer exercício, o freguês que estiver disposto a pedalar ganha um desconto na bebida.

Bicicletas

São duas bicicletas: a CicloSuco e a PedalEspresso. A CicloSuco aproveita a força das pedaladas para mover um sistema mecânico de liquidificador para bater drinks e sucos usando polpas congeladas, que podem ser misturados com bebidas quentes como vodka, rum e água filtrada. Tudo isso é carregado em um cooler na frente da bicicleta.

Já a PedalEspresso aproveita as pedaladas para mover um moedor de café Peugeot de aço fundido dos anos 60. Ele tritura os grãos no ponto certo para serem preparados em uma máquina de expresso manual inglesa usando a força do braço – o equipamento não usa energia elétrica.

Mobilidade urbana

O objetivo do Luíz foi ocupar de forma inteligente os espaços públicos, além do consumo de forma consciente e sustentável. Portanto, as bicicletas podem figurar no seu evento, por exemplo. “Buscamos a cada dia reduzir a quantidade de rejeitos produzidos, em busca de um equilíbrio ainda maior de nossa pegada ambiental em cada evento”.

Divulgação/Bicirangos

Curtiu? As bicicletas geralmente participam de eventos fechados e ficam em portas de lojas que, previamente, concedem autorização. Fique ligado na página Bicirangos e no Instagram para descobrir qual o próximo destino!

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!