‘Festa da Francofonia’: cultura e língua francesas são celebradas com programação gratuita em BH

Festa da Francofonia
Divulgação

A 3ª festa da Francofonia reúne música, cinema, gastronomia, palestras, esportes, literatura e artesanato diretamente da França em BH. Até o dia 1º de abril, será oferecida uma extensa programação, praticamente toda gratuita – com exceção de apenas um evento -, em vários espaços da cidade. A festa celebra a diversidade da cultura e a riqueza da língua francófona. É uma oportunidade dos mineiros conhecerem e experimentarem a cultura francesa.

Programação

Ao longo desta semana (de hoje até sexta-feira), diversas atividades serão realizadas: ateliê de confecção de pães e doces franceses, mostra de cinema francês, concurso La Plume D’or – teste de conhecimentos da língua francesa que levará o vencedor para uma viagem de uma semana em Paris – e palestra sobre a escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu.

Festa da Francofonia
Filme Pas Son Genre (Foto: Divulgação)

No próximo final de semana, dias 25 e 26 de março, há uma intensa programação. No sábado (25), ateliê de confecção de pães e doces franceses, exibição de filmes no MIS  Cine Santa Tereza, shows no Parque Municipal com a banda “HK et les Saltimbanks” – uma banda vibrante e popular do norte da França que mistura blues, chaâbi, reggae –  e com o DJ Tritek.

No domingo (26), um piquenique acontece no Parque Ageo Pio (bairro Buritis), com uma divertida partida de “Pétanque” – tradicional jogo francês de lançar as bolas de aço para se aproximarem o máximo possível da de madeira.

Festa da Francofonia
Divulgação

A última semana da festa, de 27 de março a 1° de abril, se concentra no MIS Cine Santa Teresa, com uma mostra de cinema. O enceramento é uma homenagem ao 110º aniversário de Hergé – criador belga da série  “As aventuras de Tintim”.

Celebrada com uma maratona das três longas metragens de animação, pela primeira vez reunidos no Brasil: “L’Affaire Tournesol”, “Tintin et le Temple du Soleil” e “Le Lac aux Requins”.

Festa da Francofonia
Divulgação

No último sábado (18) e domingo (19), já aconteceu uma feira que reuniu gastronomia, artesanato e literatura. Além de jogo de rugby e pratos franceses no Restaurante do Ano. Confira a programação completa AQUI.

Festa da Francofonia
Divulgação

 

Fique atento à programação! O ateliê de confecção de doces e pães franceses custa R$ 40 e é preciso realizar inscrição prévia via e-mail ([email protected]) ou telefone: (31) 3291-5187. Para alguns eventos é necessário retirar ingressos, como o show no Parque Municipal da banda “HK et les Saltimbanks” , disponíveis online. Todas as demais programações são gratuitas.

Importância

“O festival é um evento anual e completo, com uma multiplicidade de atividades que mostram um pouco do que é a Francofonia em diferentes áreas. O francês é a sexta língua mais usada e a segunda língua mais ensinada no mundo e é falada por 220 milhões de pessoas. Por meio deste evento, queremos promover abertura ao mundo, de curiosidade, de tolerância e de convivência. Este ano temos ainda mais opções, a maioria gratuita, em diversos pontos da cidade.” explica Pierre Alfarroba, diretor da Aliança Francesa BH.

O evento é realizado pela Aliança Francesa, Embaixada da França no Brasil e Wallonie Bruxelles International, com o apoio de outros parceiros institucionais e comerciais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!