Home Notícias BH Outono chega e leva friozinho a BH: Temperatura pode chegar a 14ºC nesta semana

Outono chega e leva friozinho a BH: Temperatura pode chegar a 14ºC nesta semana

O outono começou na manhã desta segunda-feira (20), às 7h29 da manhã. Após um fim de semana chuvoso na capital, a tendência é a diminuição da temperatura mínima e um alívio das chuvas.

Para hoje, de acordo com a Defesa Civil, a temperatura máxima não passa dos 25ºC e a umidade relativa mínima do ar é de 60%. Além disso, alerta para pancadas de chuva e ventos de até 50km/h.

Transição

De acordo com Heriberto dos Anjos, meteorologista do Tempo Clima (PUC Minas), o período do outono é marcado pela transição do período chuvoso para o seco. “Amanhã a mínima deve ser de 15ºC e a máxima chega 27ºC, com possibilidade de chuva fraca. Na quarta-feira, a temperatura mínima deve cair ainda mais, 14ºC e máxima de 27ºC”. Segundo o especialista, o fim de semana deve ser quente na capital e região metropolitana, com até 28ºC, sem chuvas.

A média histórica de chuva no outono é de 34 mm. Durante um registro de 30 anos, em abril a média é de 61,2 mm, maio com 27,8 mm e junho com 14,5 mm. Heriberto dos Anjos fala que o período chuvoso mesmo foi em janeiro, com mais de 290 mm. “Agora é esperada uma redução no volume das chuvas. No início do ano, com o verão, as chuvas já eram esperadas”.

E o frio? O meteorologista fala que essa oscilação de temperaturas é normal, mas o frio mais intenso deve aparecer em meados de maio. O inverno começará no dia 21 de junho, mas as temperaturas devem cair antes.

Comentários

Carregar mais em BH