Associação leva alimentos a locais carentes em Minas; saiba como ajudar

Representantes da Associação Cristã Recanto Feliz, no bairro Betânia, recolhem alimentos doados pelo Servas (Divulgação/Servas)

Lançada pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) no fim de 2016, a campanha “Alimenta Mais” destinou 22,5 toneladas de mantimentos para 36 entidades assistenciais e prefeituras no Estado. O objetivo é de arrecadar alimentos não perecíveis, que são destinados a milhares de pessoas que vivem em condições de múltiplas vulnerabilidades em Minas Gerais.

Desde que foi criada, já foram doadas 45,7 toneladas de mantimentos. As doações chegaram a 14 municípios de Minas, entre eles cidades distantes como Bertópolis e Catuji, no território Mucuri, que receberam juntas, 7 toneladas de mantimentos.

Locais distantes

“A campanha Alimenta Mais é fundamental para garantir saúde e dignidade para moradores da zona rural de rincões (lugares muito distantes) de Minas. Além de abrigos e instituições de longa permanência para idosos, que enfrentam dificuldade para oferecer alimentação adequada aos acolhidos”, diz a presidente do Servas, Carolina Oliveira Pimentel. Do total de mantimentos que chegaram a associação, apenas uma tonelada ainda não foi retirada pelos representantes dos beneficiados.

No território Mucuri, a prefeitura de Catuji, que tem o 4º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, recebeu três toneladas de alimentos. Fúvio Luziano Serafim, prefeito da cidade, explica que diante das limitações do município, doações como essa são de grande valia. “Os mantimentos doados pelo Servas serão destinados a cerca de 100 famílias da área rural. Isso significa atender entre 400 e 500 pessoas”, calcula. Serafim faz um apelo às empresas para que continuem doando mantimentos para a campanha Alimenta Mais. “O Servas tem se mostrado uma entidade comprometida com os mais necessitados. As três toneladas de mantimentos doadas à cidade já começaram a ser distribuídas a famílias carentes. Faremos o possível para atender a todas as comunidades rurais de Catuji”.

Doação de 3 toneladas para o município de Catuji. Os alimentos doados se destinam a famílias em situação de vulnerabilidade social (Divulgação/Servas)

A campanha já levou alimentos para Barbacena, Belo Horizonte, Campo do Meio, Conceição do Pará, Corinto, Coronel Murta, Diamantina, Engenheiro Navarro, Ipatinga, Pains, Ponto Chique, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e São Gonçalo do Sapucaí.

Ajude

O Servas recebe doações tanto de empresas, quanto de pessoas físicas. O importante é ajudar com a quantidade que puder. Quem quiser, pode fazer a doação levando alimentos não perecíveis à sede da associação. O local fica na rua Cristóvão Colombo, 683, Funcionários (perto da Praça da Liberdade). Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!