Além de assédios, assaltos a estudantes da PUC se tornam rotina e preocupam PM

Reprodução/Google Maps

Além da onda de assédios, alunos da PUC Minas, campus Coração Eucarístico, se tornaram alvo de assaltos nos últimos dias. Apenas na noite de quinta-feira (24), foram registrados três casos no entorno das portarias da universidade situadas na avenida 31 de Março. A Polícia Militar decidiu, após reunião interna, fazer um policiamento “permanente” na via a partir desta sexta-feira (25).

Um dos casos na noite de ontem ocorreu por volta das 20h30, quando uma estudante de odontologia e um amigo foram surpreendidos por dois assaltantes enquanto conversavam em um carro. “Um deles pegou um revólver e colocou na minha cabeça, disse para eu ficar calada e sair do carro”, afirma ao Bhaz a universitária, que pediu para ter o nome preservado. Os ladrões levaram o carro, celulares, documentos, dinheiro e uma mochila.

Mais tarde, na madrugada desta sexta-feira, o carro foi encontrado pela polícia no bairro Padre Eustáquio. Dos outros objetos roubados, no entanto, somente a mochila foi recuperada. “Falta policiamento, está muito perigoso sair de casa”, reclama a estudante. Segundo relato da vítima, os suspeitos eram negros. Um usava uma camisa de time vermelha, bermuda e um boné de aba reta, o outro vestia uma blusa branca com listras azuis e uma bermuda.

Os outros dois assaltos, afirma a Polícia Militar, também foram registrados na avenida 31 de Março, próximo às portarias 7 e 9 da PUC Minas. Procurada pela reportagem, a assessoria da universidade afirmou que mantém estreito relacionamento com a PM e Associação de Moradores do Coração Eucarístico (Amocoreu) para buscar permanentemente ações conjuntas no sentido de melhorar as condições de segurança nas imediações da instituição.

Sobre os fatos citados, a PUC Minas afirmou que entrará em contato com a polícia para solicitar reforço da segurança no bairro.

Mudança de estratégia

Após o registro desses casos, os militares anunciaram fazer um policiamento “permanente” na avenida 31 de Março. Os policiais não ficarão no local 24h por dia, mas, durante o horário considerado crítico, estarão sempre presentes. “A vigilância será feita de forma permanente nos locais de maior demanda, a partir das 16h de segunda a sexta-feira”, afirma ao Bhaz o major Ricardo, do  34º batalhão, responsável pela área.

Além disso, policiais em moto e a cavalo reforçarão a vigilância no entorno da PUC Minas. Por fim, o major pede para que os estudantes tomem determinados cuidados. “Não se colocar em risco, se perceber qualquer pessoa suspeita, acionar a polícia imediatamente. Evitar locais mal iluminados, com poucas pessoas. Não mexer no celular enquanto anda na rua”, diz o policial.

O militar ainda ressalta a importância da vítima registrar o caso na polícia. “O boletim de ocorrência é essencial, ele deve ser feito sempre. Postagens em redes sociais não podem ser o único método utilizado”, conclui.

Boato

Durante a manhã e tarde de hoje, circulou uma notícia por grupos de WhatsApp sobre um assalto a mão armada dentro do prédio 43, de engenharia da PUC. A Polícia Militar desconhece informações sobre o caso e a própria PUC Minas soltou nota desmentindo a ocorrência e pedindo um melhor uso das redes sociais.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!